Ceará Pacífico: Bom Jardim recebe o projeto Grafitando pela Paz

24 de novembro de 2018 - 13:41 # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

O território do Grande Bom Jardim recebeu, durante todo o sábado (24), o projeto Grafitando pela Paz. A iniciativa do Pacto por um Ceará Pacífico realizou uma série de atividades na comunidade São Francisco.

A principal delas foi o grafite. Ao todo, 30 grafiteiros, mobilizados pelo Fórum Cearense de Hip-Hop, decoraram os muros da localidade.

“O grafite tem o poder de passar coisas boas para as pessoas. As cores chamam atenção. E uma comunidade com a arte do grafite, com toda certeza, é um lugar mais feliz”, disse o grafiteiro Márcio Sousa.

Além das ações do grafite, foram realizadas oficinas, rodas de conversa sobre o meio ambiente, atividades para as crianças e músicas tocadas por DJ’s.

“São ações como essa que ajudam a combater a violência. A gente trabalha com prevenção, e um ambiente mais colorido, sem lixo, com atividades para os moradores e a convivência comunitária, ajuda a promover uma cultura de paz”, disse a assessora técnica do Ceará Pacífico no Grande Bom Jardim, Ravena Bezerra.

Parcerias

Além do Grafitando pela Paz, o Pacto também ajudou na articulação das pinturas das casas da comunidade São Francisco. Os próprios moradores fizeram a pintura com os 28 galões de tinta doados por uma empresa para o projeto.

A dona de casa Luzirene Cavalcante, 41, falou sobre a importância do Pacto na região. “Pela primeira vez as pessoas da comunidade estão se envolvendo com essas ações. A gente vive em um mundo de muita violência, e o Ceará Pacífico está ajudando a mudar essa realidade”.

A Prefeitura de Fortaleza, parceira do Ceará Pacífico no projeto, fez a retirada dos entulhos, realizou a limpeza e ainda promoveu a troca de materiais recicláveis por mudas de plantas.

A moradora Ana Suziane, 24, trouxe garrafas pet e levou uma muda. Ela notou a mudança no local com a chegada do Grafitando pela Paz. “Uma comunidade carente como a nossa merece ações como essa. Ganhei minha plantinha e, ainda por cima, uma comunidade mais bonita”, comemorou.