Ceará Pacífico: Projeto de atuação de doulas é apresentado em mostra de saúde

22 de novembro de 2018 - 15:34 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

“Atuação das Doulas no Grupo de Gestantes do Posto de Saúde Ronaldo de Albuquerque”. Esse foi o tema da apresentação do projeto do Pacto por um Ceará Pacífico durante a III Mostra Regional de Saúde, da Coordenadoria Regional de Saúde (CORES) V, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). A exposição teve o objetivo de mostrar experiências ou resumos simples que retratassem ações inovadoras e/ou experiências exitosas que acontecem no território sanitário da Regional V de Fortaleza.

As Doulas

Em setembro deste ano, articuladores do Ceará Pacífico no território do Genibaú convidaram doulas para atuar junto ao grupo de gestantes do posto de saúde Ronaldo de Albuquerque Ribeiro. Essas profissionais consistem em mulheres sem experiência técnica na área de saúde, que orientam e assistem a nova mãe no parto e nos cuidados com o bebê. O papel delas é oferecer conforto, encorajamento e suporte emocional e físico, antes e durante o parto.

O grupo de gestantes do posto Ronaldo de Albuquerque é composto por 10 mulheres, entre 13 e 30 anos. “Fizemos uma parceria com as doulas do Coletivo Gaia, que prontamente atenderam o nosso chamado e estão fazendo esse trabalho brilhante com as mulheres do Genibaú. Nosso propósito é aprimorar cada vez mais esse projeto, atendendo, da melhor forma, as necessidades dessas mães”, disse o assessor técnico do Ceará Pacífico no Genibaú, Lucas Vidal.

Apresentações

A mostra contou com 22 apresentações de iniciativas inovadoras no território sanitário da Regional V de Fortaleza. As exposições tinham temas variados como: curso de auriculoterapia para sequelas de Chikungunya, implantação de fluxo para atendimento a pacientes com sífilis, educação em saúde sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama realizado para mulheres em idade fértil, dentre outros.

Na apresentação do projeto do Ceará Pacífico, as doulas falaram sobre parto no Sistema Único de Saúde (SUS), violência obstétrica, técnicas para alívio da dor, além de realizarem uma simulação com os acontecimentos antes e durante o parto. A demonstração foi elogiada pelos avaliadores.

“Pra mim é uma satisfação estar participando de uma iniciativa como essa. Afinal de contas, não são todas as mulheres que têm condições de pagar por uma doula”, afirmou a socióloga e doula, Amanda Oliveira.

Na próxima semana, serão anunciados os três melhores projetos, que vão ser apresentados na Mostra Municipal de Saúde, em dezembro de 2018.