Ceará Pacífico: Comunidade do Vicente Pinzón comemora os 2 anos do Napaz

19 de novembro de 2018 - 12:23 # #

Queiroz Netto - Fotos

Neste sabado (17), a comunidade do Grande Vicente Pinzón comemorou dois anos de existência do Núcleo de Ação pela Paz (Napaz) no território. Na comemoração, os moradores do bairro organizaram a 19ª Feira Napaz, que contou com apresentações culturais, de dança, cordel e rap, ações gastronômicas e show da banda Cacimba de Aluá.

“O Napaz é um espaço da comunidade que consideramos muito importante, pois é um espaço de articulação e com serviços da rede local. Além disso, é um espaço de convivência, onde as pessoas participam dos cursos, de atividades e ao mesmo tempo se encontram aqui. Hoje o núcleo é um espaço de fortalecimento das lutas da comunidade e um lugar de nascimento de novas parcerias e novos projetos em prol do Vicente Pinzón. Estamos muito felizes com o reconhecimento da comunidade pelos dois anos”, explica a secretária executiva da vice-governadoria e coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico, Carla da Escóssia.

Grafitando pela Paz

Na Feira Napaz também foi realizada uma oficina do “Grafitando pela Paz”, uma atividade do Pacto por um Ceará Pacífico dentro da I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará. A oficina utiliza o grafite para cultivar a paz social. Os desenhos foram desenvolvidos nas paredes e no muro externo do Napaz.

Napaz do Vicente Pizón

O Vicente Pinzon foi instituído como o primeiro território de atuação, sendo o projeto-piloto em 2015. A iniciativa abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Com o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense, opera a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando as condições de acolhimento das populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O objetivo do Napaz é articular ações e programações que atendem aos objetivos do Pacto no território. Nesse sentido, torna-se um instrumento para envolver de técnicos e profissionais das políticas públicas locais, jovens, coletivos e outros grupos locais com atuação na comunidade. Sua atuação se dará em três dimensões:

• Dimensão Participativa: Encontros Comitês do Ceará Pacífico; Conselhos Comunitários de Defesa Social-CCDS, Fórum de Jovens e etc.
• Dimensão Formativa: Cursos e Oficinas capazes de favorecer a comunidade local, em especial a juventude.
• Dimensão intervenção no território: Acolher, apoiar e fortalecer ações promovidas pelo poder público e pela comunidade no sentido de redução das vulnerabilidades e fortalecimento dos fatores de proteção para uma cultura de paz no território;