Ceará Pacífico promove ações na I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens

13 de novembro de 2018 - 20:55 # # # # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

O Pacto por um Ceará Pacífico está promovendo diversas ações dentro da I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará. A iniciativa, promovida pelo Comitê Cearense de Prevenção de Homicídios na Adolescência, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), tem como tema “Cada Vida Importa”, e acontece entre os dias 12 e 17 de novembro, nas cidades de Fortaleza, Maracanaú e Juazeiro do Norte.

As ações do Pacto estão voltadas para os territórios do Genibaú, Curió, Vicente Pinzón e Bom Jardim, em Fortaleza. Estão sendo promovidas atividades que vão desde o projeto “Grafitando Pela Paz”, até o lançamento do curta-metragem “Não pare de Sonhar”.

Grafitando pela Paz

O Grande Genibaú foi uma das regiões que receberam o “Grafitando pela Paz”, uma oficina que utiliza o grafite para cultivar a paz social. Os desenhos foram desenvolvidos na praça Fernandes Távora, na tarde da última segunda-feira (12), por meio de 27 crianças da localidade.

“A oficina foi pensada dentro da perspectiva de uma linguagem da periferia. E a juventude se identifica com o grafite. Por meio da arte, os jovens conseguem expressar os seus sentimentos e, ao mesmo tempo, conseguimos conscientizá-los sobre a importância da paz”, disse o assessor técnico do Ceará Pacífico no Genibaú, Lucas Vidal.

Quem ministrou a oficina foi o grafiteiro Roni Flow. “Pra mim é uma satisfação estar falando sobre cultura de paz com essa molecada através do grafite. Com as cores, é possível dar outra perspectiva de vida para eles”, salientou.

Curta-metragem

Ícaro Henrique, 15, é um dos estudantes que produziram o filme “Não Pare de Sonhar”. O curta tem duração de 20 minutos, e contou com a participação de 60 alunos das escolas Jociê Caminha, Maria Alves Carioca e Osires Pontes, todas do Grande Bom Jardim.

“É um filme inspirado em uma garota que perdeu um grande amigo por causa da violência. A gente procura mostrar que a periferia também tem voz, tem muitas coisas boas acontecendo aqui como esporte, arte e cultura”, falou Ícaro.

O filme foi exibido durante a abertuda da Semana no Cine São Luiz e está sendo mostrado no Centro Cultural do Bom Jardim e em 12 escolas da região.

A coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico no Grande Bom Jardim, Pedrita Viana, falou do trabalho desenvolvido com os jovens da região. “A gente olha pra essa juventude e vê muito potencial. A arte resignifica a vida e é uma das melhores formas de trabalharmos a prevenção social”.

A I Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará também teve como realizadores o Fórum DCA, Unicef, Fórum Popular de Segurança Pública, Assembleia Legislativa do Ceará, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Movimento Cada Vida Importa, Secretaria de Educação, Centro Bom Jardim de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Cineteatro São Luiz, Theatro José de Alencar e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).