Representantes do Pacto por um Ceará Pacífico participam de workshop sobre práticas restaurativas em Palmas

30 de outubro de 2018 - 10:12 # # #

Representantes do Pacto por um Ceará Pacífico participaram, entre os dias 25 e 26 de outubro, do Workshop de Aprofundamento e Supervisão de Práticas. O evento aconteceu em Palmas/TO e teve como destaque a presença da norte-americana Kay Pranes, especialista em justiça restaurativa.

A assessora técnica da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, Jéssica Araújo, falou sobre a importância da iniciativa no trabalho de capacitação de profissionais de outras entidades promovido pela Vice-Governadoria. “O workshop nos auxiliou no sentido de termos um conhecimento mais aprofundado da aplicação de uma metodologia no espaço escolar, no sistema de justiça, penitenciário e socioeducativo, que são espaços onde nós já atuamos. Também agregou no entendimento de como são construído os cursos, sua parte prática, além do acompanhamento dos profissionais depois que eles são formados”.

Nos dois dias foram abordados temas como: justiça restaurativa e os círculos de construção de paz: voltando ao sentindo de comunidade; os sete pressupostos básicos como linha mestra no trabalho em círculos; superação de dificuldades na busca do consenso; o objeto da palavra como elemento essencial, entre outros. A metodologia ficará por conta da exposição das questões do conteúdo, vivências em pequenos grupos, discussões a respeito das vivências, partilha de experiências, além de espaço para perguntas que levarão ao aprofundamento das questões levantadas.