Ceará Pacífico: Comitê de Desenvolvimento Urbano do Bom Jardim monitora ações no Rio Maranguapinho

24 de outubro de 2018 - 16:56 # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

O Comitê de Desenvolvimento Urbano e Qualidade de Vida do Grande Bom Jardim se reuniu com representantes do Pacto por um Ceará Pacífico para fazer o monitoramento da matriz de responsabilidades do território. O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (24), no auditório da Regional V, e teve como ponto principal as ações relacionadas ao Rio Maranguapinho.

“O nosso intuito é dialogar com a comunidade sobre as demandas de desenvolvimento urbano e qualidade de vida. Essa é uma forma de gestão colaborativa, onde a população estabelece as prioridades na área e acompanha o desenvolvimento das ações”, disse a coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico no território do Grande Bom Jardim, Pedrita Viana.

Rio Maranguapinho

Representante da Secretaria das Cidades na reunião, Teresa Aguiar disse que uma barragem de contenção de cheias pra evitar o alagamento nas margens do rio já foi feita. Além disso, existe um plano de ação que está sendo colocado em prática. “Nossa intenção é fazer uma via paisagística com passeios e área de lazer. Também vamos realizar a dragagem para o rio fluir normalmente. Ainda estamos encontrando algumas dificuldades por conta dos altos custos de desapropriação. Mas estamos fazendo um trabalho de convencimento junto aos moradores para que eles migrem para os conjuntos habitacionais disponibilizados pelo programa Minha Casa, Minha Vida”, contou.

O Comitê foi criado no seminário de implantação do Ceará Pacífico no Grande Bom Jardim, em maio de 2017. O grupo é formado por lideranças comunitárias e agentes públicos, e tem o objetivo de fazer o acompanhamento das ações prioritárias do pacto.

Iury Pereira é membro do grupo “Eu amo o Grande Bom Jardim” e faz parte do comitê da região. Ele elogiou a atuação do Pactor por um Ceará Pacífico. “É importante que o Governo olhe para a nossa região e preste conta com a população sobre o que está sendo feito para resolver os nossos principais problemas. O Ceará Pacífico está fazendo um belo trabalho”.

Também estiveram presentes representantes da Regional V, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seuma), além da União dos Moradores do Bairro Canindezinho.