Ações do Pacto por um Ceará Pacífico são apresentadas para ex-prefeito de Medellín

23 de outubro de 2018 - 18:00 # # # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação Queiroz Netto - Fotos

Nesta terça-feira (23), a secretária executiva da Vice-governadoria e coordenadora do Ceará Pacífico nos territórios de Fortaleza, Carla da Escóssia, recebeu o ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gavíria.

No encontro, Gavíria esteve no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, e conheceu as ações do Pacto por um Ceará Pacífico realizadas pelo Núcleo de Ação pela Paz (Napaz) e pela Unidade Integrada de Segurança 1 (Uniseg 1). Estiveram presentes no evento o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Ronaldo Viana, o comandante da Uniseg 1, capitão Messias Mendes e o comandante do Policiamento da Capital, coronel Fernando Albano, entre outras autoridades.

Para Carla da Escóssia, a experiência de Medellín inspira o mundo inteiro e reforça os elogios do ex-prefeito na proposta de atuação da prevenção realizada pelo Ceará Pacífico.

“Um dos pontos mais ressaltados pelo Aníbal Gavíria foi o cuidado que os colombianos tiveram de fortalecer os territórios. Onde, para além da ação da polícia, tiveram a preocupação de aumentar bastante as atividades sociais nesses locais. Também foi importante de como todos os setores da sociedade encararam juntos a necessidade de enfrentar o desafio da violência na cidade”, explicou Carla da Escóssia, ressaltando as similaridades com o pensamento do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela.

Aníbal Gavíria reforçou que a Uniseg é um exemplo prático das estratégias iniciadas em Medellín. “Eu tenho muita satisfação de encontrar, aqui na Uniseg, muito dos princípios que foram implementados em Medellín. Ver essas ações presentes, de atuação de políticas públicas integradas, não só de segurança pública, mas com relações estabelecidas com educação para atacar a violência, reforçando as ações sociais, é fundamental. E eu vejo a atuação da filosofia que foi implantada sendo convertida em prática no Napaz, com uma importante territorialização”, explicou Gavíria.

O ex-prefeito colombiano está na capital cearense para falar sobre as ações realizadas em Medellín e que transformou o município em uma das mais inovadoras cidades do planeta e exemplo de segurança pública no mundo. A presença de Aníbal Gavíria foi promovida através do Fórum Industrial Ideias em Debate da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

De acordo com o comandante da Uniseg 1, Messias Mendes, “É com muito orgulho que vemos um trabalho realizado no Ceará repercutindo em todo o Brasil e em um país que é referência internacional. Receber alguém que tem uma grande experiência no trato com a violência reforça o nosso trabalho e nos deixa feliz de saber que as estratégias adotadas pelo Ceará Pacífico, pela Uniseg são acertadas, pois se aproximam daquelas que foram adotadas na Colômbia e que fizeram os índices baixar, e os nossos números já apontam isso”.

Fórum Industrial Ideias em Debate

O fórum é uma iniciativa da FIEC que promove a reflexão acerca de vários assuntos de impacto para indústria cearense, trazendo personalidades de diversas áreas para apresentar informações atualizadas ao setor produtivo, visando seu fortalecimento.