Ceará Pacífico: projeto “Criando Oportunidades” qualifica moradores do bairro Curió

19 de setembro de 2018 - 17:00 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

O projeto Criando Oportunidades, iniciativa que faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico, está qualificando moradores do bairro Curió, em Fortaleza. Os dias 18 e 19 de setembro marcaram o encerramento dos cursos de barbearia e maquiagem, respectivamente, que aconteceram o Núcleo de Ação Pela Paz (Napaz).

O mais interessante de tudo é que essas capacitações são gratuitas. Prevenir a violência é o nosso foco. E dar oportunidades a essas pessoas é um dos caminhos para alcançarmos o nosso objetivo”, disse a coordenadora do Ceará Pacífico no território do Curió, Ozanira Aquino.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a Sociedade para o Bem-Estar da Família (Sobef) e o Instituto Maria da Hora (IMH) realizaram as capacitações.

Barbearia profissional

O curso de barbearia profissional teve início no dia 13 de agosto e capacitou 22 moradores da comunidade. Um deles é Leandro Cavalcante, 22, que está desempregado. “A princípio fiz o curso para conhecer a profissão. Mas agora, já vislumbro seguir trabalhando profissionalmente nessa área”, comemora.

Maquiagem

Maquiagem de festa, para usar durante o dia ou à noite, para entrevistas e emprego e várias outras ocasiões. Esses foram alguns dos temas abordados durante às 100 horas/aula do curso de maquiagem, que teve a participação de 20 alunos.

É gratificante poder ministrar um curso como esse, que geralmente custa caro, para pessoas que possuem uma renda menor. Dá uma perspectiva profissional para elas”, disse a maquiadora Fabíola Freire.