Vice-governadora participa da abertura oficial da 3ª edição das Olimpíadas da Juventude

27 de junho de 2018 - 07:07 # #

AsCom da PMF - Texto
Queiroz Netto - Fotos

A vice-governadora Izolda Cela e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participaram, nesta terça-feira (26/06), da abertura oficial da terceira edição das Olimpíadas da Juventude de Fortaleza. A solenidade festiva, que aconteceu no ginásio do Cuca Barra, também contou com a participação do coordenador de Juventude de Fortaleza, Julio Brizzi, e do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, entre outras autoridades.

A programação incluiu apresentações artísticas, desfile das delegações da Rede Cuca Barra, Jangurussu e Mondubim, juramento dos atletas, revezamento da tocha, acendimento da pira olímpica da Rede Cuca e divulgação oficial do nome do mascote das olimpíadas. Com 55, 5% dos votos, o nome escolhido, em votação na internet, foi “Languim”.

“Nas olimpíadas, diversos caminhos e histórias são cruzados e muitas vezes, esportes como futebol e natação, por exemplo, são portas de entrada para diferentes experiências. Um primeiro atrativo é ofertado para que o jovem possa entender que há um mundo de oportunidades e que a Rede Cuca é a grande porteira aberta para que essas oportunidades possam virar realidade”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

Os jogos das Olimpíadas da Juventude irão acontecer nos três equipamentos da Rede Cuca (Jangurussu, Mondubim e Barra do Ceará) entre os dias 30 de junho e 29 de julho.

De acordo com coordenador de Juventude, Julio Brizzi, “o mês de julho será marcado por troca de experiências, crescimento pessoal e tudo aquilo que o esporte proporciona de melhor: disciplina, caráter, humildade, companheirismo e, principalmente, vontade de vencer”, enfatizou.

As Olimpíadas da Juventude têm o objetivo de incentivar os jovens a adotar um estilo de vida saudável, por meio do esporte, bem como promover a cultura da paz e a inclusão social. Neste ano, o diferencial da ação é aumento do número de modalidades esportivas. Nos anos anteriores, as Olimpíadas contavam com 15 modalidades. Em 2018, serão disponibilizadas 21 modalidades: Futsal, Voleibol, Futebol de Areia, Vôlei de Praia, Handebol, Basquete, Basquete 3×3, Natação, Triathlon, Corrida de Rua, Passeio Ciclístico, Muay Thai, MMA, Jiu Jitsu, Capoeira, Judô, Surf , Badminton, Beach Hand, Cuca Games e os chamados jogos populares (carimba, travinha, bandeirinha, pau na garrafa, corrida de saco, fut-prego).

Márcia Frota (38) e Andreza Frota (18) são atletas de triathlon e participarão das Olimpíadas da Juventude pela terceira vez. Mãe e filha estavam presentes na cerimônia de abertura e celebraram juntas as conquistas. Márcia conta que viu a filha se tornar campeã cearense e norte/nordeste na categoria. Após as vitórias da filha, ela recebeu convite para voltar a treinar e, desde então, não parou mais. “O esporte proporciona para além de um momento para estarmos ainda mais juntas, ele agrega muito na educação dos meus filhos e eu considero a Rede Cuca a nossa segunda casa”, exaltou.

Calendário de competições

No ano de 2017, as Olimpíadas da Juventude de Fortaleza contaram com a participação de mais de 5 mil pessoas. Para 2018, a expectativa é de 8 mil envolvidos.

Sobre a Rede Cuca

Todos os meses, os jovens que frequentam os três equipamentos da Rede Cuca localizados na Barra do Ceará, Mondubim e Jangurussu, têm a oportunidade de fazer cursos de formação em oito áreas de atuação diferentes e praticar 21 modalidades esportivas. Mensalmente, são ofertadas uma média de 5 mil vagas para jovens com idades entre 15 e 29 anos.