Superação: 658 jovens concluem primeira etapa do projeto Virando o Jogo

5 de fevereiro de 2020 - 17:08 # # #

Igor Cavalcante - Repórter Queiroz Netto - Fotos

Jovens que concluíram a primeira fase do Virando o Jogo celebraram o fim dessa etapa na tarde desta quarta-feira (5), no Theatro José de Alencar. Ao todo, 658 jovens, com idade entre 15 e 19 anos, foram inicialmente beneficiados com a iniciativa. O projeto é parte do Programa Superação, que desenvolve ações com foco em adolescentes e jovens que não estudam e não trabalham. O objetivo é inseri-los novamente na sala de aula e promover a qualificação profissional.

As atividades se dividem em três fases. Na primeira, eles tiveram acesso a conteúdos sobre juventude, direitos sociais, educação ambiental e organização coletiva. A visita a equipamentos culturais faz parte do primeiro módulo. Desde 9 de dezembro, quando o Virando o Jogo começou os trabalhos com os jovens, eles visitaram o Centro Cultural Dragão do Mar, a Beira-Mar, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, o Mercado Central, o Passeio Público, o Parque do Cocó e o Teatro São José.

A vice-governadora Izolda Cela destacou a importância da iniciativa como forma de intermediar o retorno dos jovens aos estudos. “Eles passaram por situações na vida que os levaram a se descolar da escola, e muitos estão sem perspectiva de trabalho. Jovem fora da escola é sempre uma luz vermelha piscando e, por onde andamos, vemos essa demanda forte de oportunidades para a juventude”, disse. 

658 jovens

Agora, os 658 jovens seguem para a segunda fase do projeto, na qual eles terão atividades de reinserção escolar e qualificação profissional, além de desenvolverem ações comunitárias e terem acesso a atividades de cultura e lazer. Na terceira etapa, prevista para agosto deste ano, as ações serão focadas em empreendedorismo. 

“O que buscamos é fazer com que essa juventude passe a acreditar na vida e a criar oportunidades. Toda essa busca ativa e captação foi feita para saber quem está fora da escola, quem não trabalha e quem quer oportunidades. É um projeto único no país que irá impactar 10 mil jovens por ano”, ressaltou a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.  

Expansão

Ainda no primeiro semestre deste ano, em março, mais 1,3 mil pessoas serão incluídas na etapa inicial do Virando o Jogo. Haverá também uma expansão nas áreas de atendimento, que além do Grande Vicente Pinzón, da Barra do Ceará e do Grande Bom Jardim, passará a atender também moradores de 15 a 19 anos do Jangurussu, Barroso e Canindezinho.

Oportunidade

O adolescente Patrick Silva , 15, disse que vê o Virando o Jogo como uma oportunidade. “Parei de estudar no primeiro ano, mas quero muito continuar no projeto, porque quero sair com uma qualificação profissional. E estou gostando do que estão ensinando, já aprendi sobre primeiros socorros, formação cidadã, já visitei a Beira Mar, o Cocó, o Mucuripe, e sempre vamos juntos com os amigos lá da comunidade, é um incentivo a mais”, disse.

Já Eliane Nascimento, 19, ressaltou a experiência trazida pelo projeto. “Antes do curso, estava sem um norte, só esperando a nota do Enem. Quando chegou o Virando o Jogo, eu decidi que iria priorizá-lo, pois é uma oportunidade única. Nunca tinha participado de um projeto em que aprendi sobre coisas como  lazer, turismo, saúde e formação cidadã”.