Ceará Pacífico: “Café Napaz” desenvolve atividades com mulheres do Vicente Pinzón

20 de junho de 2018 - 15:54 # # #

Rodrigo Barros - Repórter / Fotos

O Café Napaz é uma iniciativa do Ceará Pacífico que reúne mulheres do Vicente Pinzón para falar sobre temas cotidianos e, ao mesmo tempo, possibilita o aprendizado de receitas culinárias. A última reunião aconteceu nesta terça-feira (19), no Núcleo de Ação Pela Paz (Napaz).

“A ação surgiu como uma atividade em alusão ao dia das mães desse ano. Só que a gente percebeu que seria interessante dar continuidade, já que as mulheres compõem o publico que nós mais atendemos aqui. Elas têm a oportunidade de falar sobre saúde, emponderamento, autoestima, relações famíliares, entre outros temas. O retorno está sendo muito positivo”, disse a assessora técnica do Ceará Pacífico no Vicente Pinzón, Camila Paiva.

No último encontro, as participantes fizeram uma historiografia sobre as suas vidas por meio de recortes. As reuniões acontecem uma vez por semana (às terças-feiras), no Napaz do Vicente Pinzón, e são conduzidas por duas estudantes de psicologia. Ana Flávia é uma das facilitadoras. “Essa é uma oportunidade em que as mulheres mostram todo o protagonismo que elas têm. Elas mesmas propõem os temas e se expressam de acordo com as suas necessidades”, ressaltou.

Culinária

Antes dos debates, os participantes colocam, literalmente, a mão na massa. A cada ocasião, uma pessoa indicada pelo círculo ensina uma receita culinária. Já foram feitas várias: pães, biscoitos, bolos e, por fim, pizza.

A empregada doméstica Cosma Ferreira, 47, falou sobre o sentimento de fazer parte do grupo. “Eu gosto muito de estar aqui. Além de poder compartilhar experiências, também aprendendo novas receitas. Foi uma ideia muito boa essa do Café Napaz”.