Ações do Ceará Pacífico são apresentadas na IV reunião do Comitê Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência

19 de junho de 2018 - 17:35 # #

Nesta terça-feira (19), foi realizada a IV reunião do Comitê Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência. Durante o encontro, a secretária executiva da Vice-Governadoria e coordenadora dos territórios do Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia, e a equipe técnica do Ceará Pacífico, apresentaram as ações realizadas nos territórios do Pacto na capital.

Durante a reunião foram apresentadas as ações e as poligonais dos territórios do Ceará Pacífico. Para Carla da Escóssia, a ideia é juntar instituições, órgãos públicos e a sociedade civil para articular ações nos territórios. “A reunião do Comitê é muito importante, pois é uma tentativa de uma nação articulada em territórios onde foram identificados um grande número de homicídios. Então, o Ceará Pacífico se junta a essa iniciativa da Prefeitura Municipal para realizar, juntos, uma ação localizada”.

O encontro foi presidido pelo secretário de Juventude do município de Fortaleza, Júlio Brizzi. Estiveram presentes além dos membros do Comitê, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza, representantes do Conselho Tutelar.

Comitê Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência

A ideia da criação do Comitê surgiu a partir da necessidade de analisar, mais detalhadamente, as causas dos altos índices de homicídio em Fortaleza. Com a implementação da ação, estão sendo analisados os estudos e estatísticas existentes sobre a temática, produzidos dados e indicadores. Tudo visando a aplicação de políticas públicas para a redução desse número. Ao mesmo tempo, o Comitê visa promover a interação de gestores e do terceiro setor, bem como a sensibilização da população sobre essa realidade. O trabalho do Comitê prevê o desenvolvimento de planos e ações para a prevenção, coordenação de projetos para territórios de vulnerabilidade social, a partir da percepção de que os números de homicídios de jovens devem ser vistos como um processo de tratamento epidemiológico.

As atividades estão sendo efetivadas após o embasamento feito pelo Comitê terão início pelos territórios onde já existe a atuação do Programa Ceará Pacífico, com apoio da Prefeitura e de outros órgãos. A partir dos aprendizados locais, serão progressivamente ampliadas para outras áreas de Fortaleza.