Vice-Governadora certifica facilitadores do curso de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz em Horizonte

15 de junho de 2018 - 09:43 # # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-governadoria
Queiroz Netto - Fotos

A vice-governadora Izolda Cela participou do evento de certificação dos alunos do curso de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, promovido pela Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Culturas de Paz da Vice-Governadoria do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria de Educação de Horizonte.

A vice-governadora Izolda Cela reforçou a importância da justiça restaurativa no município e destacou a importância para o Estado. “Este evento fortalece as ações de mediação social, de conflitos e construção de paz nas escolas. Horizonte é um município que parte na frente deste compromisso de qualificar o projeto pedagógico dos jovens e adolescentes, de forma que a escola seja também um lugar de aprendizagem de boa convivência, de atitudes de cidadania, e de se relacionar de uma maneira pacífica com os outros, através do diálogo, e nossa sociedade precisa muito, e a escola tem muito a dar de contribuição”, pontuou.

Os 22 facilitadores formados são professores mediadores de escolas municipais de Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Pindoretama, além de representantes da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação da Secretaria da Educação do Ceará.

A formação aconteceu entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, com uma carga horária de 40h e teve como objetivo oferecer aportes teóricos e práticos para a aplicação da metodologia dos Círculos de Construção de Paz no contexto escolar, além de promover a prevenção da violência, através da Justiça Restaurativa e do uso dos Círculos de Construção de Paz.

Para o professor Francisco Soares, facilitador formado pelo curso, reforça que os valores compartilhados nos círculos de construção de paz. “Quando exploramos nossos valores individuais, reforçamos o coletivo, quando usamos a função do círculo, entendemos a figura da justiça restaurativa. Essa conexão entre as pessoas fortalece os bons relacionamentos, na vida e na escola”.

O evento contou com a presença do prefeito de Horizonte, Francisco César, e de secretários municipais das cidades atendidos pelo curso, além de técnicos da Crede 9.