CE Pacífico: Vice-Governadoria realiza 22º Fórum Estadual de Mediação na Defensoria Pública

31 de maio de 2018 - 19:46 # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotos

A Vice-Governadoria promoveu, na tarde desta quarta-feira (30), a 22ª edição do Fórum Estadual de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. O encontro aconteceu na sede da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPGE).

“É um momento em que todos aqueles que trabalham com práticas restaurativas de solução de conflitos trocam experiências, a fim de promover, cada vez mais, a paz social no nosso estado”, disse a coordenadora de mediação da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda.

O Fórum atua como parceiro do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 27 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

Na ocasião, o sociólogo Tiago de Holanda ministrou uma palestra sobre mediação de conflitos como estratégia para a redução de homicídios na adolescência. “Territórios que têm uma grande incidência de homicídios são justamente aqueles que apresentam muitos conflitos de relações interpessoais, utilizando o uso da força. E esses desentendimentos acabam por evoluir para a violência letal. Temos que usar estratégias para solucionar esses conflitos na logo no início”, disse.

A Defensora Pública Rosane Magalhães falou sobre o sentimento de receber o Fórum. “Para nós da DPGE é motivo de grande alegria estar sediando um evento tão importante como esse. Estamos imbuídos de um mesmo propósito, que é a construção de uma sociedade que promova uma cultura de paz”.

As instituições que desejam entrar para o Fórum devem entrar em contato com a Coordenadoria de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre o os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116 ou através do email: cristianeholanda@vicegov.ce.gov.br