Vice-governadora participa de evento de abertura do “Ano Municipal das Ciências” de Sobral

30 de maio de 2018 - 10:32 # # # #

Giuliano Vandson / Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Sobral - Assessor de Comunicação da Vice-governadoria
Queiroz Netto - Fotos

Foi instituído, por meio de decreto municipal, o “Ano Municipal das Ciências”, na noite desta terça-feira (29), durante solenidade realizada na Praça do Patrocínio. Este ano, além de comemorar os 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, em Sobral, pretende estimular nas pessoas a curiosidade pelas Ciências, transformando as áreas em entretenimento, através de palestras, simpósios e exposições, entre tantos outros eventos a serem realizados até o dia 29 de maio de 2019.

O evento contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, que destacou o momento histórico para Sobral e reforçou a parceria do Governo do Ceará junto ao município. “Nessa partida de comemorações, em que estamos nos preparando para o centenário deste importante acontecimento. É de extrema importância essa conexão da ciência com a arte e com a cultura, e isso qualifica e movimenta essa grande rede que garante uma boa escola e uma boa formação para os jovens do município. O Governo do Ceará está comprometido com essa parceria, para que possamos, o máximo possível descentralizar essas ações e que outros municípios possam se conectar e ter esse foco em seus programas de iniciação científica. Vamos apoiar através da Secitece, da Funcap e das universidades do Estado para fortalecer ainda mais essas ações”, destacou a vice-governadora.

Para o prefeito Ivo Gomes, um dos objetivos é fazer com que as pessoas entendam o fenômeno “eclipse” e como a teoria pode ser vista de maneira prática na vida cotidiana. “Nós estamos decretando esse ano municipal com dois objetivos: para que as novas gerações de Sobral possam saber mais da sua própria história, do que aconteceu há um século atrás. É muito importante que as novas gerações se apropriem disso e passem isso para as gerações futuras. E também, fazer com que a Ciência, seja ela na manifestação que for, na Física, na Biologia, na Química, na Astronomia, até mesmo na Matemática, que ela também faça sentido na vida de todos nós. Isso se chama popularizar a Ciência. Fazer com que ela seja compreendida pelas pessoas no seu dia a dia”, disse o prefeito.

Na programação do evento desta terça-feira, foi aberta à população a exposição “Centenário do Eclipse de Sobral”, encenada a peça “A natureza da luz” (do grupo Seara da Ciência UFC) e reaberto o Planetário de Sobral. Na ocasião, Ivo Gomes aproveitou para reforçar que a reforma do Museu do Eclipse não irá se resumir apenas a questões estruturais. “Estamos licitando uma grande reforma, como apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, e também, preparando para receber um novo acervo de Ciências, para introduzir a nossa meninada, a nossa garotada, nessa área”, disse ele.

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, falou sobre a importância do evento de comemoração pela descoberta de Einstein, desconhecido antes do eclipse solar de 1919. “Ele era completamente desconhecido fora da Alemanha, nos meios acadêmicos, e depois da divulgação disso, ele passou a ser conhecido mundialmente e passou a ser o cientista mais conhecido de todos os tempos. O homem do século XX foi Albert Einstein, de acordo com a Revista Times. E aí a importância dele é enorme na Ciência e no pensamento humano. E a origem dessa fama do Einstein saiu a partir dessas observações que foram feitas aqui há 99 anos atrás”, pontuou Moreira.

O evento, que já vinha sendo organizado há três meses pela Prefeitura de Sobral, em parceria com arquitetos, cientistas, Instituições de Ensino e demais entidades, contou com a participação dos secretários municipais Herbert Lima, da Educação; Marília Ferreira Lima, do Urbanismo e Meio Ambiente; e Igor Bezerra, da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer. Estiveram presentes ainda Eliano Vieira Pessoa, diretor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Sobral; Mairton Cavalcante Pompeu, astrofísico do IFCE; Ênio Pontes, presidente da Associação dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC); Marco Antônio Toledo, da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Campus Sobral; e Cláudia Linhares Sales, secretária regional da SBPC.