Pacto por um Ceará Pacífico é apresentado em congresso sobre violência urbana na França

25 de maio de 2018 - 14:32 # #

Rodrigo Barros - Repórter

O Pacto por um Ceará Pacífico foi tema de uma das palestras realizadas na primeira edição do congresso “Violência nas Cidades e Ação Pública na América Latina e na França”. O evento teve início no dia 23 de maio e segue até a próxima terça-feira (29), na cidade de Bondy, região metropolitana de Paris.

Quem apresentou a iniciativa cearense foi a secretária-executiva da Vice-Governadoria e coordenadora do Ceará
Pacífico nos territórios de Fortaleza, Carla da Escóssia. “Um evento como esse prova que, apesar de apenas três anos de atuação do Ceará Pacífico, nosso trabalho vem sendo reconhecido. É claro que ainda não estamos satisfeitos, temos um longo caminho a percorrer. Mas tenho certeza de que estamos no rumo certo para reduzir a violência no nosso estado. Sem dúvidas, esse é um encontro de muito ensinamento e aprendizagem”, afirmou.

O programa tem o objetivo de criar pontes entre o conhecimento científico e o conhecimento prático sobre projetos e políticas públicas voltadas para a prevenção e o combate à violência no meio urbano. Pesquisadores, professores de pesquisa e outros profissionais que atuam na área participam do encontro.

Além do Ceará Pacífico, outras experiências de prevenção à violência foram apresentados no congresso, entre eles, os Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), da Prefeitura de Fortaleza e as ações exitosas realizadas na cidade de Medellín, na Colômbia.