Ceará Pacífico: Izolda Cela realiza abertura de Seminário Internacional sobre prevenção de crimes e violência no Ceará

21 de maio de 2018 - 12:56 # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotos

Teve início, na manhã desta segunda-feira (21), o seminário internacional “Evidências e Estratégias para Prevenção de Crime & Violência no Ceará”. A iniciativa do Pacto por um Ceará Pacífico, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Banco Mundial, é realizada na sede da Vice-Governadoria.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou da mesa de abertura do evento. “A minha expectativa é de muita aprendizagem. Aqui estão reunidos especialistas, acadêmicos e pessoas de ação que desenvolvem projetos e programas nessa área de prevenção da violência. Eu penso que uma das maneiras importantes de aprender, especialmente se tratando de política pública, é com a troca de experiências e com os estudos e evidências que já podem ser utilizados para as nossas realidades”, disse Izolda Cela.

Durante os dois dias de seminário serão debatidos temas como: estratégias na escola para prevenção de crimes e violência; prevenção secundária e ações de inteligência policial; prevenção terciária com ações de combate à violência e a reincidência de crimes; além das iniciativas do Governo do Ceará para prevenção de crime e violência e implementação de intervenções estratégicas. Também serão apresentados os exemplos de países como Colômbia, Estados Unidos e México no combate e prevenção à criminalidade.

“Geralmente, os debates sobre esse tema ficam muito centrados nas prevenções secundária e terciária. Falamos muito na atuação da polícia e da situação dos presídios. Tudo isso é importante, mas as evidências mostram que muito do trabalho preventivo, as intervenções mais efetivas, com os melhores custo-benefício, começam muito mais cedo, na prevenção primária. Eu queria parabenizar o Governo do Ceará por colocar ambos os assuntos na mesa”, disse o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, falou sobre o impacto de seminários como esse na atuação policial. “A polícia atua muito nos efeitos, nos problemas. Mas é importante que os políciais também conheçam as causas. E a diminuição da violência passa muito pela educação, esporte, lazer e cultura. Queremos estar, cada vez mais, alinhados com as estratégias de prevenção”, disse.

Também esteve presente o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, além de secretários estaduais e municipais. Após os painéis e workshops, e com as experiências repassadas, serão traçadas ações para serem aplicadas no Ceará.