Ceará Pacífico: Alunos do projeto Acord’arte participam de concerto no TJA

19 de maio de 2018 - 22:22 # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria
Queiroz Netto - Fotos

Mais de 30 crianças e adolescentes do Projeto Acord’arte estiveram presentes no evento Gereba In Concert realizado no Theatro José de Alencar neste sábado (19). O evento foi realizado neste sábado, 19, para moradores da comunidade do Gereba. Na ocasião, várias crianças e adolescentes de projetos sociais, também oriundos de comunidades, farão uma grande apresentação musical.

A visita marca a primeira vez dos alunos do Acord’arte no Theatro José de Alencar. “O projeto tem me proporcionado muita coisa boa, desde que eu entrei no ano passado, deixei a ociosidade e agora aprendi a tocar um instrumento musical. Estou muito feliz, pois nunca tinha vindo ao teatro José de Alencar. Achei um lugar muito bonito. É emocionante”, destaca a estudante Jamile Amorim.

Para o sargento Erenilton da Silva, maestro da banda, “a música é utilizada como fomentação de valores sociais e éticos. Além da iniciativa oferecer oportunidade para desenvolver a habilidade musical, os alunos podem se profissionalizar na área. O Acord’Arte apresenta resultados motivadores dentro do território e que aqueles que estavam fora da escola, já procuraram instituições de ensino para se matricular e continuar os estudos. Pois uma das condições para participar do curso é ser devidamente matriculado em uma escola. Para ajudar, policiais que atuam no Ronda Escolar realizam contatos com as instituições na busca por vaga”

O projeto Acord’arte é realizado no Território do Vicente Pinzón em parceria com o Pacto por um Ceará Pacífico como estratégia para afastar crianças e adolescentes da violência e das drogas, com ensinamentos musicais, de cidadania e respeito. A princípio, os interessados terão aulas de práticas de flauta, violão e teorias de partitura. O curso é ministrado em vários pontos da Uniseg 1. A ideia é trazer a música à população tocada pelos próprios membros da comunidade, ocupando espaços públicos como o Mirante, entre outros.