Cariri: Izolda Cela realiza encontro para debater ações de educação com representações estudantis

4 de abril de 2018 - 20:27 # # # #

Nesta quarta-feira (04), a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, se reuniu, em Barbalha, com representantes estudantis de escolas da 19ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), localizada em Juazeiro do Norte.

Representantes de grêmios das escolas dos seis municípios que compõem a Crede 19 debateram com a vice-governadora sobre os avanços da educação no Ceará e sobre projetos de vida para os estudantes, além de tratar sobre liderança nas escolas.

“É muito bom encontrar com essa moçada. Ouvir, interagir e tratar de situações que consideramos muito importante em relação ao papel deles, pois esses jovens são lideranças dentro de suas escolas, sendo referências para os demais. E também fazer com que eles assumam a responsabilidade com seus projetos de vida, com sua aprendizagem e com os seus sonhos. A Seduc procura compreender a força e a participação que a juventude tem em prol da escola e, eles precisam estar juntos, fortalecendo o trabalho dos grêmios e fazendo pontes de diálogo e escuta para que essa relação seja de objetivo comuns”, destacou Izolda Cela.

Articuladora do encontro, a coordenadora da Crede 19, Eliana Estrela, destaca a importância deste debate com as jovens lideranças. “A professora Izolda desde quando era secretária, acredita em uma escola que seja voltada para a juventude, para atender aos direitos e deveres dos alunos e tem uma identificação na valorização da educação. E os nossos líderes estiverem atentos aos conselhos e as observações, fazendo com que eles acreditem cada vez mais na importância da educação”.

Para o ex-aluno de escola pública estadual, Renato Maciel, “Hoje o Ceará é modelo para todo o Brasil, eu posso dizer com orgulho que sou ex-aluno da escola pública e curso uma universidade federal, vindo de uma escola pública. Hoje os presidentes de grêmio e alunos de várias escolas aqui do Cariri, estão tendo a oportunidade de ouvir e conhecer quem começou essa história que é a vice-governadora”.

Escola de Saberes

Também em Barbalha, a vice-governadora visitou a Escola de Saberes e conheceu os projetos da Escola. Na ocasião, Izolda Cela destacou a importância histórica e cultural da Escola. “É fundamental ter uma aproximação entre as entidades como a Universidade Regional do Cariri, as secretarias de cultura dos municípios da região. Todos temos que trabalhar e contribuir com o fortalecimento da Escola, que atua nas áreas sociais, educacional, cultural e artísticas”.