Ceará Pacífico: Uniseg 1 completa dois anos de fundação e oferta serviços à comunidade do Vicente Pinzón

9 de março de 2018 - 11:58 # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotógrafo

A Unidade de Segurança Integrada 1 (Uniseg 1) do território do Grande Vicente Pinzón comemorou, na manhã da última quinta-feira (8), dois anos de fundação. A ocasião, que aconteceu na própria sede da corporação, contou ainda com prestação serviços à comunidade.

O Comandante da Uniseg, Capitão Messias Mendes, falou sobre a atuação da unidade nesses dois anos. “Nós temos tido aqui uma redução de 70% dos homicídios e de mais de 40% na taxa de roubos, além do mais importante: estamos conseguindo dar à população uma sensação de segurança. As pessoas me falam que, antes da nossa chegada, tinham um certo temor de entrarem em algumas ruas. Mas hoje isso não acontece mais”, ressaltou.

A Uniseg faz parte do Pacto por um Ceará Pacífico e realiza projetos para as crianças e adolescentes do território. A solenidade contou com apresentações de karatê, flauta e violão. Também houve um café da manhã para a população, sorteio de cestas básicas e passeios turísticos, além de serviços médicos e prestação jurisdicional.

Na cerimônia, foram homenageados homens e mulheres com relevantes serviços prestados à comunidade. Um dos homenageados foi o chefe de gabinete da Vice-Governadoria do Estado, Fernando Oliveira. Ele recebeu uma placa em alusão ao grande comprometimento com as ações da Uniseg. “Os dois anos da Uniseg no Vicente Pinzón só comprova que esse método de segurança pública é adequado. É uma polícia diferenciada, que tem uma relação mais próxima com a comunidade, ajudando em todas as suas dificuldades. A polícia aproximada gera confiança, que gera um melhor bem estar para a população”, disse Fernando Oliveira.

Dia da mulher

O dia internacional da mulher, tradicionalmente comemorado em oito de março, não foi esquecido pelos membros da Uniseg. As policiais e mulheres da comunidade receberam rosas e homenagens.

Eliete dos Santos faz parte do Conselho Comunitário da Defesa Social (CCDS) do Vicente Pinzón. Ela ganhou uma rosa e ainda foi homenageada como “amiga da comunidade”. “Eu me sinto muito lisonjeada por estar recebendo essas homenagens. Me senti valorizada como mulher”, disse.

Ela fez questão de falar sobre o trabalho da Uniseg. “O capitão Messias e a equipe dele já fazem demais para a nossa comunidade. O que a gente faz é muito pouco em relação aos serviços da polícia militar. Os assaltos por aqui diminuíram bastante”, finalizou.