Ações do Ceará Pacífico são destacadas em encontro sobre Justiça Restaurativa e Mediação
8 de março de 2018 - 15:00 #culturadepaz #justiçarestaurativa #Mediação
Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria
Assessoria Comunicação Vice-governadoria - Fotos
As ações do Pacto por um Ceará Pacífico foram destaques em um encontro realizado na Universidade Federal Rural do Semiárido(Ufersa). Durante três dias técnicos e pesquisadores de mediação e justiça restaurativa debateram sobre os temas na I Conferência Mossoroense de Justiça Restaurativa. O encontro foi realizado no Rio Grande do Norte.
A coordenadora de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-governadoria, Cristiane Holanda, destacou a importância da Justiça restaurativa no contexto escolar, socioeducativo e comunitário. “A justiça restaurativa é, em sentido amplo, um novo paradigma que leva em consideração os múltiplos fatores em cada conflito. É um novo jeito de olhar, sentir, pensar e interagir com as pessoas voltadas para o trabalho de prevenção da violência e construção de uma Cultura de Paz. Em sentido restrito é uma ferramenta de solução de conflitos que prima pela sensibilidade na escuta e pela participação de todos os envolvidos no processo visando a responsabilização e reparação dos danos causados, assim como, a restauração dos vínculos”.
A Conferência
Durante três dias, especialistas e autoridades no tema da Justiça Restaurativa, debateram e aprovaram a I Carta de Mossoró sobre Justiça Restaurativa, com afirmação de convicções e proposições aos Poderes Públicos e sociedade civil, para implementação de práticas restaurativas em diversos âmbitos, visando disseminar valores para a vivência de uma cultura de paz
São parceiros da Conferência o Ministério Público, CREAS, Secretária Municipal de Educação, entre outros. O CRDH Semiárido tem sido um dos grandes fomentadores dos debates sobre direitos humanos no Oeste Potiguar, comportando diversos projetos de extensão que tratam das mais variadas temáticas, dentre elas: Justiça Restaurativa, Gênero, Acesso à terra, Assessoria Jurídica Popular, Movimentos sociais e outros.
A I Conferência Mossoroense de Justiça Restaurativa faz parte de uma das ações previstas pelo Centro de Mediação em Práticas Restaurativas (CMPR) que compõe um dos eixos de atuação do CRDH. O CMPR tem como objetivo disseminar e articular práticas em Justiça Restaurativa no contexto do Oeste Potiguar, dessa forma, buscando promover a ampliação desse modelo de justiça.