Pacto por um Ceará Pacífico se reúne com Coletivos de Juventude no Curió

1 de março de 2018 - 11:33 # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotógrafo

Apresentar as ações do Pacto por um Ceará Pacífico e ouvir as demandas da comunidade. Esse foi o objetivo de uma reunião entre representantes do Ceará Pacífico e jovens lideranças do Grande Curió. A Escola Municipal Terezinha Ferreira Parente sediou o encontro na última quarta-feira (28).

A coordenadora do Ceará Pacífico no Grande Curió, Ozanira Aquino, conduziu a reunião. “Esse encontro é fundamental, pois é a partir dele que nós vamos apresentar o Ceará Pacífico. Também vamos colher as demandas desses coletivos de juventude para fazer a matriz de prioridades do pacto no território do Curió”, disse.

Na oportunidade, foram apresentadas as três dimensões do pacto: prevenção social e oportunidade para a juventude, qualidade de vida e desenvolvimento urbano, além de segurança cidadã e justiça.

Michael Peter, 21, é educador social e uma das jovens lideranças do Grande Curió. Ele faz parte do grupo de rap “Street 8” e comemorou a chegada do Ceará Pacífico na região. “Historicamente nosso bairro é cheio de talentos. Seja no esporte, na cultura […] Agora espero que jovens como eu possam ter mais oportunidades de desenvolver seus potenciais”, falou.

Também estiveram presentes representantes de grupos de capoeira, hip hop e grafite. Entre outros temas, os jovens falaram sobre a necessidade do fortalecimento de políticas públicas no bairro em áreas como  esporte, cultura, saúde, educação e assistência social.

As demandas dos coletivos de juventude vão balizar o Seminário Territorial do Ceará Pacífico no Grande Curió, que vai acontecer no mês de março, em local a ser definido. O seminário vai marcar o início das atividades do pacto na região.