Ceará Pacífico: Coordenadoria de Mediação e Justiça Restaurativa realiza curso na Seduc

20 de fevereiro de 2018 - 09:36 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotógrafo

Replicar a mediação e a justiça restaurativa nas escolas, desenvolvendo as competências socioemocionais dos alunos. Esse é o objetivo do curso realizado pelo gabinete da Vice-Governadoria no auditório da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). A abertura dos trabalhos aconteceu na tarde desta segunda-feira (19).

A capacitação é voltada para membros da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Seduc e da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A ideia é que o conhecimento adquirido possa ser replicado para os alunos e comunidade escolar em geral.

“É muito comum o acontecimento de conflitos nas escolas. E é importante que professores e alunos tenham o conhecimento sobre esse tipo de solução de conflitos para a manutenção da harmonia no ambiente escolar”, ressaltou a facilitadora do curso e coordenadora de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda.

Os temas abordados serão divididos em seis módulos, com aulas práticas e teóricas. Entre os assuntos estão: conceitos de justiça restaurativa, justiça punitiva, elementos estruturais dos círculos de construção de paz, além de conflito e as relações sociais.

O curso também contou com a parceria da Seduc, por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz. “A gente quer disseminar essa cultura de justiça restaurativa em toda a nossa rede escolar. Não podemos buscar a solução de conflitos através da quebra de vínculos”, disse a orientadora do setor, Betânia Raquel.

Psicólogo da Sefor, Raimundo Holanda se mostrou otimista com o curso. “É algo que a gente não vê na faculdade. Nas visitas que a nossa equipe realizou nas escolas, uma das coisas que mais chamaram a atenção foi a necessidade de resolver conflitos”, pontuou.

O curso segue durante todas às sextas-feiras, até o dia dois de abril.