Ceará Pacífico de Sobral planeja ações para o enfrentamento da violência

8 de fevereiro de 2018 - 18:02 # #

Giuliano Vandson - Assessor da Vice-governadoria

O Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral se reuniu na noite desta quarta-feira (07), no gabinete do prefeito Ivo Gomes, para sistematizar estudos sobre a violência no município e encontrar soluções para o enfrentamento à problemática.

No primeiro momento da reunião, os membros do comitê discutiram e analisaram os homicídios ocorridos no mês de janeiro de 2018, caso a caso. “Foram discutidos vários aspectos do dia a dia da atividade policial de Sobral. Um dos pontos importantes foi a questão do fluxo das armas apreendidas no município, desde a sua origem até o seu destino final, para uma guarda organizada e destruição rápida dos armamentos apreendidos”, destacou o secretário chefe do gabinete da Vice-governadoria, Fernando Oliveira.

O objetivo das reuniões, que ocorrerão mensalmente, é discutir e planejar ações compartilhadas entre todas as instituições que compõem o comitê para a prevenção e enfrentamento da violência.

Durante a reunião também foi apresentado o programa Tempo de Justiça. De acordo com Fernando Oliveira, “é algo que atende perfeitamente as necessidades de monitoramento e acompanhamento de todos os poderes que estavam discutindo na mesa, e a ferramenta será disponibilizada. O próximo passo é uma conversa com representantes do Tribunal de Justiça para estruturar a implementação”.

Também durante o encontro, a prevenção da violência contra mulheres foi um dos temas. Para atuar na prevenção, o gabinete da vice-governadoria apresentou aos presentes o Aplicativo de Monitoramento Intensivo, Guarnição e Acompanhamento a Vítimas da Violência (AMIGAVV) e será debatida junto ao secretário de Segurança Pública, André Costa para a sua aplicação em Sobral.

Estiveram presentes na reunião, além do prefeito Ivo Gomes, representantes da Vice-governadoria e técnicos do Pacto por um Ceará Pacífico, secretários municipais de Sobral, delegados, policiais civis, comando da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Perícia Forense e sistema prisional.

Ceará Pacífico em Sobral

O Pacto por um Ceará Pacífico em Sobral tem uma estrutura de governança composta por diversos comitês, dentre eles o Comitê Deliberativo, que tem como integrantes representantes da Prefeitura Municipal de Sobral, vice-governadoria, Forças de Segurança e Judiciário.