Ceará Pacífico: Fórum das Escolas pela Paz faz balanço das ações realizadas no Grande Bom Jardim

24 de janeiro de 2018 - 08:57 #

Rodrigo Barros - Repórter
Queiroz Netto - Fotógrafo

Nesta terça-feira (23), representantes do Pacto por um Ceará Pacífico e diretores de 12 escolas estaduais do Grande Bom Jardim reuniram-se para avaliar as ações realizadas no território em 2017. O encontro ocorreu no Centro Cultural do Bom Jardim.

Quem comandou os trabalhos foi a coordenadora do Ceará Pacífico no Bom Jardim, Pedrita Viana. Segundo ela, a intervenção do Estado no ambiente escolar é importante para evitar todo tipo de violência. “Na comunidade escolar acontece, infelizmente, várias situações graves como gravidez na adolescência, tentativa de suicídio e abuso sexual. Com o Fórum, procuramos caminhos para que a cultura de paz possa prevalecer”, disse.

No ano passado, o Fórum das Escolas pela Paz realizou diversas atividades nas escolas. Uma das principais, foi o acompanhamento de famílias com adolescentes vítimas de violência e homicídios. A iniciativa também prestou amparo a jovens vítimas de atos infracionais.

A escola Senador Osires Pontes tem cerca de 900 alunos e é um dos centros educacionais que participam do Fórum. A coordenadora Francidélia Chaves falou sobre o impacto do Ceará Pacífico no projeto. “Antes, cada escola desenvolvia suas próprias ações. Era cada um por si. Com a chegada do Ceará Pacífico, passamos a trabalhar de maneira conjunta, o que tem surtido muito mais efeito”, comemorou.

Além de acompanhamentos, o Fórum das Escolas também realizou oficinas, acolhidas diferenciadas aos alunos no retorno às aulas, inclusão de estudantes no projeto “Jovem Aprendiz”, jogos interescolares, entre outras ações.

Planejamento

Para 2018, cada escola vai escolher os temas com os quais deseja trabalhar no ano letivo (bullying, suicídio, uso de drogas etc). A partir das demandas, o grupo deverá planejar atividades a serem realizadas. Outro desafio é a inclusão de 33 escolas municipais no projeto.

O próximo Fórum acontecerá no dia 20 de fevereiro no Centro Cultural do Bom Jardim.