Ceará Pacífico: Comitê Ampliado discute ações no Grande Bom Jardim

22 de dezembro de 2017 - 14:26 # #

Moradores do Grande Bom Jardim se reuniram com representantes do Governo, da Prefeitura e diversas entidades participantes do Pacto por um Ceará Pacífico para discutir ações que vêm sendo realizadas na comunidade. O Comitê Ampliado do Território foi realizado nesta quinta-feira (21) no Centro de Ação Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Maria Alves Carioca.

A Secretária Executiva da Vice-governadoria do Ceará e Coordenadora de Gestão Territorial do Pacto por um Ceará Pacífico, Carla da Escóssia, ressalta que as ações vão além da segurança pública. “Existe a compreensão que para enfrentar a violência, muitos pontos deve ser trabalhados. O comitê ampliado do Ceará Pacífico discute, ouve os gestores, coloca sua opinião e debate a gestão. Essa é a forma de se fazer política dentro de uma comunidade, acho que esse momento foi muito importante e a gente espera dar encaminhamento às sugestões que ouvimos aqui”, explica.

Na reunião, representantes do Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, de entidades e moradores puderam discutir as melhorias que o Grande Bom Jardim receberá. O coordenador adjunto da coordenadoria de articulação das Secretarias Regionais da Prefeitura de Fortaleza, André Machado, explica a importância da parceria junto ao Estado.

“ É fundamental para a Prefeitura fazer parte deste processo, nós estamos tratando a base do problema com o envolvimento da comunidade e nos colocando à disposição da população.”  Ressalta.

Dividido em três eixos, Segurança Cidadã e Justiça, Qualidade de vida e Desenvolvimento Urbano além de Prevenção social e Oportunidades para a Juventude, o Pacto por um Ceará Pacífico se divide em grupos que tratam de cada um desses eixos. Semestralmente acontecem as reuniões do Comitê Ampliado, que reúnem todos os eixos de cada território. O objetivo principal do Pacto é articular e integrar forças públicas no estado, em especial nos territórios mais vulneráveis em ações com participação cidadã, controle social e sustentabilidade socioambiental.