Seas, Seduc e SME certificam profissionais do sistema socioeducativo em mediação de conflitos

8 de dezembro de 2017 - 10:04 #

 

Nesta quarta-feira (06), mais de 40 professores e pedagogos das unidades socioeducativas do Ceará receberam os certificados de participação do Curso de Mediação Social e Cultura de Paz desenvolvido em parceria com a Coordenadoria de Mediação Social, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria do Estado, com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Secretaria da Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento aconteceu no auditório da Vice-governadoria.

A certificação dos profissionais das unidades socioeducativas tem o intuito de fortalecer as ações voltadas para a cultura de paz e a mediação de conflito no contexto educacional dos centros socioeducativos, utilizando a metodologia da justiça restaurativa que visa o diálogo e à escuta ativa na resolução das situações conflituosas, dentro do eixo Ceará Pacífico.A Secretária Adjunta da Seduc, Marcia Campos, ressaltou a importância desse curso para o sistema socioeducativo. “[…] é mais um conhecimento que vem agregar as competências do professor para que ele possa ser uma referência e também mediador, onde ele possa construir esses círculos de paz, para que os jovens também aprendam a construir possibilidades de resolver conflitos, problemas de uma forma pacífica e que isso transcenda os muros e que isso seja levado para a vida.”

Mediação Pacífica

A articuladora da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz da Secretaria da Educação, Cristiane Silva, explica que em conjunto com as outras instituições foi pensando em um curso adaptado para os profissionais do sistema socioeducativo.

Com aulas quinzenais, duas turmas compostas por 20 profissionais tiveram aulas de três a cinco meses, divididos em diferentes módulos, nos quais foram abordados os seguintes temas : o módulo interconexão socioafetiva, (a retrospectiva de se reconhecer quanto ser; história de vida e escuta sensível (para reconhecer sua identidade enquanto história; experimentação artística e estética, (o corpo falando), noções do círculo de construção de paz, (espaço de diálogo com os meninos, de trabalhar a questão da justiça restaurativa, a questão do restaurar, do reintegrar, e dar a oportunidade para o outro falar, fazer a escuta ativa,escuta qualificada);técnica de mediação de conflito (quais são os princípios que permeiam, o que é necessário enquanto você professor para você adquirir esse diálogo pacífico, como você mediar situação de duas pessoas), e o módulo de tudo pode ser dito, depois desse percurso inteiro é o momento de você colocar tudo para fora.