Progerar leva capacitação ao Grande Bom Jardim

5 de dezembro de 2017 - 08:24 # # # #

“Nós precisamos trabalhar juntos para desenvolver o território do Grande Bom Jardim. Sei que aqui tem muito potencial, e acredito que com o compromisso e espírito de liderança de cada um dos alunos, vamos ter resultados surpreendentes. Estamos atuando na formação de empreendedores sociais, na perspectiva de ampliação de renda através dos projetos que serão desenvolvidos ao final do curso”, expôs o titular da STDS, Josbertini Clementino, durante a aula inaugural do curso de Empreendedorismo Social do Progerar, ontem (29), no Bom Jardim.

Representando a Vice-governadora, Izolda Cela, a coordenadora do Ceará Pacifico, Karla da Escócia, refletiu sobre a importância da capacitação social nos territórios de maior vulnerabilidade. “O Ceará Pacifico só existe com a participação efetiva da comunidade, que é nossa prioridade. A formação de empreendedores sociais movimenta tanto a economia, como a cena cultural destes territórios, que estão em áreas de vulnerabilidade, e necessitam urgentemente de ações que oportunizem e gerem renda para os moradores do local. Esse é o caminho que gera autonomia e afirmação dentro das periferias da nossa cidade”, completou Karla da Escócia.

Autonomia e afirmação

Para o coordenado do curso e Assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da STDS, Sebastião Araújo, a formação de empreendedores sociais no Grande Bom Jardim representa novas possibilidades para a comunidade. “Toda esta ação, desde o início, conta com a participação das lideranças comunitárias e agentes culturais do bairro. Estamos construindo esse processo juntos, com a comunidade e para a comunidade”, destacou Sebastião.

O projeto, que já passou pelo Vicente Pinzon e segue gerando oportunidades nas periferias de Fortaleza, é resultado da parceria entre Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Ceará Pacífico. A capacitação tem como foco a formação de empreendedores sociais e, nessa nova empreitada iniciada ontem, estamos beneficiando 70 pessoas, dentre jovens, lideranças comunitárias e microempreendedores.

A qualificação tem duração de três meses, com término previsto para o mês de fevereiro. Ao fi da ação serão apresentados os projetos resultantes da capacitação, que tem a carga horária de 196 horas /aula, divididas entre teoria e prática.

Trabalho Autônomo

De acordo com o estudo “Trabalho Autônomo e Políticas Públicas em Regiões Metropolitanas, divulgado ontem, pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), 47,2% dos trabalhadores autônomos que residem na região metropolitana de Fortaleza são analfabetos ou tem o fundamental incompleto, e apenas 3% tem ensino superior. Os dados são reflexos de uma realidade desigual, e reafirmam o desafio dos gestores e da sociedade civil no enfrentamento deste problema social.

O Progerar iniciou em abril de 2016, período em que foram capacitados mais de 500 jovens do Grande Vicente Pinzon. O Projeto faz parte do leque de ações da STDS e do Ceará Pacifico, que estão realizando esta edição com apoio da empresa Sociedade do Bem Estar da Família (SOBEF), e de diversas entidades sociais do Bom Jardim.

Ceará Pacífico

Coordenado pela vice-governadora Izolda Cela, o Ceará Pacífico abrange programas, projetos e ações voltadas para a prevenção da violência e redução da criminalidade. Lançado em agosto de 2015, tem o objetivo de construir uma cultura de paz em todo o território cearense e vai operar a partir de políticas públicas interinstitucionais de prevenção social e segurança pública. A meta é a melhoria do contexto urbano, por meio de ações que possibilitem o monitoramento e a avaliação contínua da sociedade, criando condições de acolhimento para as populações mais vulneráveis e o enfrentamento da violência.

O eixo de atuação do Ceará Pacífico é a atuação integrada e compartilhada dos órgãos e entidades públicas estaduais, municipais e federais, junto da sociedade civil. O Pacto é realizado a partir de atividades conjuntas nas áreas de Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Direitos Humanos, Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Política sobre Drogas, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Juventude.

Mais informações:

Sebastião Araújo – Coordenador do Progerar: 9.8895.5466