Começa a segunda etapa da obra da Estrada da Produção para levar desenvolvimento a Crateús e Região

1 de julho de 2023 - 22:00

O Governo do Ceará autorizou oficialmente o início da segunda etapa da obra de asfaltamento da segunda etapa da estrada da Produção, no município de Crateús.

A estrada é uma reivindicação antiga do município e de toda da Região. A vice-governadora Jade Romero representou o governador Elmano de Freitas na solenidade e assinou a ordem de serviço que autoriza a segunda etapa da obra.

São 18 quilômetros de construção de um novo asfalto entre as localidades de Santana e Lagoa das Pedras, beneficiando ainda as comunidades de Montenebo e Araripe, entre outras. As obras vão ser executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), com um investimento de R$ 13 milhões.

A vice-governadora Jade Romero destacou o orgulho de participar da assinatura da ordem de serviço da estrada da produção, que representa um momento histórico para o município.

“Mais um momento importante e uma satisfação estar aqui representando o governador Elmano de Freitas. É uma estrada que vai passar por grande parte dos distritos do município, trazendo desenvolvimento para Crateús e para toda a Região”, afirmou a vice-governadora.

Acompanhada do secretário Walter Cavalcante, da suplente de senadora Janaína Farias, do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, e dos deputados estaduais Messias Dias e Bruno Pedrosa, a vice-governadora destacou as ações do Governo do Ceará no município e o compromisso do governador Elmano de Freitas com o desenvolvimento da Região.

“Aqui já temos uma creche para as crianças de Cratéus e o governador entregou leitos de UTI Neonatal. Em breve nós teremos aqui a Casa da Mulher Cearense. Camilo e Izolda fizeram muito por Crateús, e o meu compromisso e do Elmano é avançar ainda mais nas políticas de desenvolvimento deste município e do todo o Ceará”, concluiu Jade.

Primeira etapa

A primeira etapa da obra foi iniciada ainda em 2021 pelo então governador Camilo Santana, atual ministro da Educação.

Na ocasião, o investimento foi de mais de R$ 6 milhões dentro do programa Ceará de Ponta à Ponta. Hoje, a primeira etapa da estrada da produção tem 15 quilômetros de pavimentação, interligando 12 distritos de Crateús. Começa no distrito de Realejo e, hoje, ela já diminuiu o tempo de viagem até o Centro do município e contribui com o escoamento da produção agrícola.

Para a suplente de senadora Janaína Farias, a segunda etapa da estrada da Produção é uma demanda histórica do município. “É a realização de um grande sonho a construção desta segunda etapa. Vai passar por todos os distritos e escoar a produção agrícola de Cratéus que é um grande potencial econômico daqui. São 18 quilômetros de estrada que vai trazer muitos benefícios também para a economia do município e do Ceará”, disse.

Francisco Orlando Soares, agricultor da Região, custou a acreditar na primeira etapa da obra inaugurada em 2021, e agora está empolgado em ver a segunda etapa concluída. “Vai melhorar muito o nosso trabalho. Antes a gente levava mais de uma hora para chegar no Centro de Crateús e quando essa estrada estiver pronto vai demorar menos de meia hora. Tenho 70 anos de idade e confesso que estava desacreditado que um dia essa estrada sairia”, comemorou o morador de Crateús.