Mês do Trabalhador é celebrado com Ceará de Oportunidades, que tem 3 mil vagas de emprego abertas no estado

2 de maio de 2023 - 12:15

Celebrando o Dia do Trabalhador, comemorado nessa segunda-feira (1º), o Governo do Ceará realiza, nesta terça (2) e quarta-feira (3), o evento Ceará de Oportunidades. A iniciativa conta com mais de 3 mil vagas de emprego abertas nas unidades do IDT/Sine de todo o estado e uma série de atividades e serviços gratuitos. Estiveram presentes na manhã inicial da programação, no Centro de Fortaleza, a vice-governadora Jade Romero; o secretário do Trabalho, Vladyson Viana; o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Cláudio Saraiva; e o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo.

“O mês de maio será de oportunidades. Aqui na Praça José de Alencar, hoje e amanhã prestamos uma série de serviços à população. Destaco que o nosso principal objetivo é ofertar ao povo cearense aqui mais de três mil vagas, basta procurar o IDT aqui na praça”, pontuou a vice-governadora Jade Romero.

Ela também ressaltou a oferta de vagas para mulheres vitimas de violência doméstica, um pioneirismo do Ceará no cumprimento de lei federal. “Eu quero também aqui fazer um destaque especial que o estado do Ceará foi o primeiro a cumprir a lei, sancionada pelo presidente Lula na semana passada, que destina 10% dessas vagas para mulheres vítimas de violência. É importante a gente destacar que o enfrentamento à violência tem também como estratégia a autonomia econômica”, ressaltou Jade Romero, também secretária das Mulheres.

O Ceará tem obtido números positivos na criação de empregos. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados na última quinta-feira (27), em março o estado registrou crescimento nos empregos gerados, alcançando um saldo positivo de 4.745 novos postos de trabalho, sendo o segundo melhor resultado da Região Nordeste, atrás somente da Bahia. Além disso, os dois últimos anos, cerca de 90 mil trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho por meio do Sistema Público de Emprego no Ceará (Sine). Com 68,32% de aproveitamento das vagas captadas, o Estado se destaca em primeiro lugar na região Nordeste e em segundo no País com maior número de colocações através das ações de intermediação de mão de obra. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contabilizam todas as colocações ocorridas de janeiro a dezembro de 2021 e 2022.

Ceará de Oportunidades

A ação festiva na Praça José de Alencar realiza atividades culturais e sociais, com encaminhamento para vagas de emprego, emissão de documentos, vacinação, orientações de saúde e espaço para doação de sangue, entre outros serviços.

“Hoje nós inauguramos o mês de maio, Mês do Trabalhador, com o Ceará de Oportunidades, um mutirão de serviços ofertados pelo Governo do Ceará aqui na Praça José de Alencar, das 8 às 16 horas. Então, nós temos aqui a Secretaria de Saúde, com vacinação; o Hemoce, com doação de sangue; o Caminhão de Cidadão, com emissão de documentos; o Detran (Departamento Estadual de Trânsito), com toda parte de educação do trânsito; a Secretaria de Cultura. Todos em conjunto com o IDT, com todo atendimento ao trabalhador cearense que vai estar aqui fazendo cada consulta de vagas, orientação, habilitação de seguro-desemprego”, explicou o secretário Vladyson Viana.

Quem foi aproveitar essa oportunidade foi o seu Linger Mesquita, de 52 anos. Com 30 anos de carteira assinada, o ferreiro está “se virando” com bicos e quer uma vaga. “Eu estou trabalhando avulso, mas está na hora disso mudar. Então, eu vim aqui em busca de um trabalho de carteira assinada, porque aí temos segurança e direitos”, ressaltou o ferreiro.

Para ele, esse tipo de evento, que aproxima a população de oportunidades e serviços, é de extrema importância. “Isso aqui é muito bom, porque faz a gente conseguir as coisas mais fácil. Eu estava passando, vi essa oportunidade e agarrei”, pontuou.

Mês especial

O Ceará de Oportunidades conta ainda com ações especiais de inserção e encaminhamento para o mercado de trabalho, que ocorrerão nas unidades do IDT/Sine em todo estado ao longo de todo o mês de maio. As vagas ofertadas são para diversos setores e ocupações. Cada unidade tem uma programação específica. “O nosso propósito é promover um pool de ações para os trabalhadores e trabalhadoras, ampliando o acesso deles aos serviços que são oferecidos pelos órgãos. O empenho do Governo do Ceará em criar oportunidades, gerar trabalho, renda, saúde, segurança, cultura e lazer é a melhor resposta para comemorar o dia do trabalhador. Estamos juntos e em sincronia para oferecer cada vez mais e melhor para o trabalhador cearense”, finalizou o secretário Vladyson.