Jade Romero participa da abertura de curso para policiais que atuarão no Copac

13 de março de 2023 - 17:00 # # # #

A vice-governadora Jade Romero esteve na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), nesta segunda-feira (13), durante a solenidade de abertura do Curso de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades, treinamento que visa qualificar os policiais para atuarem nas diversas modalidades de serviços executados pelo Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac).

O evento também contou com as presenças do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; do coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo Nascimento e da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, delegada Kamilly Campos, dentre outras autoridades.

Em seu discurso, a vice-governadora destacou a relevância da capacitação para a atuação do Copac. “O trabalho que vocês irão desenvolver dentro do Copac é muito importante, e a gente sabe da importância do acolhimento e da formação para poder saber lidar com essas situações, tanto de prevenção como também em casos de violência. Então essa formação é estratégica para que vocês saibam atuar de forma a mostrar os valores da nossa segurança pública… para que vocês possam ser agentes próximos dos cidadãos”, destacou Jade Romero.

A vice-governadora também destacou o trabalho realizado pelo Copac e as ações afirmativas de políticas para mulheres do Governo. “Quando a gente fala da política de mulheres, quando a gente fala do combate ao feminicídio, da violência contra as mulheres, da violência doméstica, essa não é uma pauta só das mulheres, essa é uma pauta de toda a sociedade e é importante que nós tenhamos também cada um de vocês, homens, envolvidos nesses valores e rompendo também com esse machismo que é nos é ensinado. Inclusive vocês estarem aqui, vocês fizeram também escolha de romper com muito do que foi ensinado para que a gente possa construir uma sociedade com valores de respeito à equidade de gênero, às mulheres, de respeito à população LGBTQIAP+ e que essas escolhas não podem interferir na questão da segurança ou aumentar suas vulnerabilidade”, pontuou.

O titular da SSPDS, Samuel Elânio, também salientou o papel da segurança pública na proteção da população mais vulnerável. “É uma preocupação nossa conseguir dar uma resposta à sociedade, aos casos de violência doméstica, aos casos de feminicídio, aos casos de LGBTfobia, e a Academia Estadual de Segurança Pública vai estar empenhada nesse tipo de trabalho, nesse tipo de formação continuada para que os nossos policiais possam atender bem quem está nos mais de longínquos locais do estado do Ceará e saibam da importância do papel de todos nesse combate a esses crimes que atingem os vulneráveis”, reforçou o secretário.

Cinquenta policiais participam da capacitação, que tem uma carga horária de 160 horas/aula, e conta com disciplinas que vão desde conhecimentos teóricos como Lei Maria da Penha, Estatuto do Idoso, Estatuto da Criança e do Adolescente e políticas para a diversidade até instruções práticas como técnicas de Comunicação Não-Violenta e de mediação de conflito. Policiamento de prevenção especializada; ações policiais de prevenção social em territórios de vulnerabilidade; atuação policial frente aos grupos vulneráveis e estágios nas bases do Copac também integram a matriz curricular do curso.

Esta á primeira turma do Curso de Operações de Prevenção e Apoio às Comunidades do ano, mas há previsão de 11 turmas ao longo do ano, e essa é uma capacitação muito importante porque valida muito o profissional para um olhar mais diferenciado para os grupos vulneráveis e traz a uniformização das ações dos agentes de segurança, que atuam no policiamento preventivo da Polícia Militar em territórios que demandam uma ação mais incisiva na gestão de riscos inerentes à segurança dos residentes”, explicou o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula.

Sobre o Copac

O Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) é uma unidade especializada da Polícia Militar do Ceará, e política de governo, instituída pela Lei Nº18.313, voltada à prevenção da violência com base em valores de uma sociedade livre, igualitária, plural e democrática, com a promoção, em especial, da proteção, do acolhimento e do acompanhamento de minorias, pessoas, coletivos e comunidades em situação de vulnerabilidade.

O Copac oferta quatro serviços especializados: o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), voltado a mulheres, crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais e população LGBTQIAP+; Grupo de Segurança Escolar (GSE); Grupo de Segurança Comunitária (GSC), que realiza visitas às residências ouvindo as demandas das pessoas e repassando orientações de segurança; e o Grupo de Prevenção Focada (GPF), que prioriza o patrulhamento preventivo nas comunidades.

Atualmente, a sede do Copac funciona no bairro Cais do Porto e possui bases instaladas nos bairros Ancuri, Lagoa Redonda (Conjunto São Miguel), Siqueira e Vicente Pinzón, na Capital cearense. Além de atuar nos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape e Sobral desde 2022.

Os serviços se concentram em até 500 metros no entorno das bases, podendo ser acionados por telefone em todas elas, 24h por dia.