Governador do Ceará participa da solenidade de transmissão de cargo do novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros

9 de fevereiro de 2023 - 09:30 # # # # #

O governador Elmano de Freitas participou, nesta quarta-feira (8), da transmissão de cargo do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Junto ao governador estava a vice-governadora, Jade Romero; a senadora da república, Augusta Brito; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; a futura secretária dos Direitos Humanos, Socorro França e outras autoridades militares.

A solenidade marcou a passagem da gestão do CBMCE para o coronel José Cláudio Barreto de Sousa, que foi empossado em substituição ao coronel Ronaldo Roque de Araújo, no comando desde janeiro de 2021.

“Primeiro, quero destacar a honra e orgulho de estar aqui. Nós sempre falamos de confiança em instituições de Segurança Pública, mas é muito importante perceber o carinho que a sociedade cearense tem pelo Corpo de Bombeiros. E esse carinho vem do reconhecimento do trabalho feito”, ressaltou o governador Elmano de Freitas. “[E] Esse Governo fará o que for necessário para valorizar esses profissionais”, completou.

O anúncio do nome do novo comandante-geral foi feito na primeira semana de janeiro, junto aos nomes de novos chefes dos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (SSPDS).

“Esse momento é histórico. Primeiro, que é a primeira passagem de comando desse Governo, e também é, provavelmente, a última no nosso Casarão Vermelho”, destacou o o secretário da SSPDS, Samuel Elânio. “A gente tem um lema muito forte na Segurança Pública, é o trabalho integrado, por isso estamos todos aqui nesse momento. E outro princípio é a lealdade, então o Governo do Ceará terá isso por parte de todos os órgãos de segurança. Nós trabalharemos juntos para salvar vidas”, complementou o secretário.

Novo comandante-geral

O novo comandante-geral do CBMCE, José Cláudio Barreto de Sousa foi admitido no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará em 1990.

“Há 30 anos comecei essa jornada, cheio de vontade de servir a sociedade. A partir de então, capacitei-me. [E hoje] Estou chegando agora, com muita honra e gratidão, ao posto mais alto do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará”, pontuou o novo comandante-geral, o coronel Claudio Barreto.

Com especialização em Gestão Estratégica de Políticas de Segurança Pública e em Administração Pública e Gestão de Ações Contra Sinistros, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), antes de assumir o comando do Corpo de Bombeiros Militar, o Coronel Cláudio Barreto estava lotado na Casa Militar.

O Coronel também tem cursos de Habilitação em Vistorias Técnicas (CHVT), Direitos Humanos e Supervisão de Mergulho.

Além disso, já atuou como gerente de Respostas aos Desastres da Defesa Civil Estadual; como coordenador do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade; e como comandante dos Centro de Treinamento de Desenvolvimento Humano (CTDH), Quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM), Salvamento Marítimo do CBMCE, Quartel do Conjunto Ceará (5ªCia/1ºBBM) e 1ª Seção de Salvamento Marítimo do Mucuripe (1ªCSMar/BBS).

“Agradeço a oportunidade e confiança, em mim depositadas, para comandar esse órgão tão importante”, destacou o novo comandante-geral CBMCE. Ele também fez questão de lembrar, nesse momento de reconhecimento, com gratidão, de seus antecessores. “Quero destacar todos os meus antecessores, que estiveram nessa importante função de comandar o Corpo de Bombeiros Militar, cada qual contribuiu ao seu modo e ao seu tempo para o engrandecimento da corporação”, concluiu.

Corpo de Bombeiros

Atualmente, o Corpo de Bombeiros tem efetivo de 1721 bombeiros militares. Isso se deu por uma série de nomeações ao longo dos últimos anos. Só em 2022, também foram nomeados 163 novos bombeiros militares.

Houve ainda a promoção de 2.563 bombeiros militares, de 2015 a 2022. Só em 2022, foram 365, o terceiro maior número de promoções, atrás apenas de 2015 (705) e 2016 (478).

O Governo do Ceará não ficou apenas no crescente número de profissionais, mas também investiu em estrutura com a inauguração do Centro Integrado Multifuncional do Corpo de Bombeiros, no bairro Cidade dos Funcionários, em 2022. A nova estrutura abriga o Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), uma ambulância do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC).

Durante a cerimônia, o chefe do Executivo cearense e a vice-governadora receberam camisas do Corpo de Bombeiros. Elmano de Freitas vestiu logo a sua. “Visto essa camisa com muito orgulho e muita honra. Se vossa senhorias fizeram o compromisso de defender o povo cearense, como governador do Ceará, eu lhes garanto fazer o máximo possível para fortalecer essa instituição”, finalizou.