No Cariri, Jade Romero visita Casa da Mulher Cearense

30 de janeiro de 2023 - 08:53

Em passagem pelo Cariri, a vice-governadora Jade Romero visitou a Casa da Mulher Cearense, no último sábado (28), em Juazeiro do Norte. Com o objetivo de reforçar a luta por igualdade de gênero e por políticas públicas de combate à violência doméstica, a unidade é uma das três já existentes no estado, ao lado dos equipamentos de Sobral e Quixadá. Outras três Casas estão em processo de construção nos municípios de Tauá, Iguatu e Crateús. Também estiveram presentes o secretário-executivo da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Sandro Camilo; a diretora do local, Mara Guedes; além de outros colaboradores.

Jade Romero salientou a importância da existência de mais ambientes como a Casa em todo o estado. “Hoje possuímos sedes em Juazeiro do Norte, Quixadá e também em Sobral. Mas estamos expandindo. O nosso objetivo é que esse equipamento chegue em todas as regiões do Ceará. Assim, os serviços aqui oferecidos poderão abraçar cada vez mais pessoas em todo o território cearense”, disse.

Inauguradas em 2022, as Casas da Mulher Cearense realizaram mais de 12 mil atendimentos no último ano, sendo 9.699 mulheres em Juazeiro do Norte e outras 2.536 em Sobral. O equipamento possui Delegacia de Defesa da Mulher, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Entre os serviços oferecidos pela Casa estão: acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade; atendimento psicossocial (psicologia clínica e psicologia social) e vagas para cursos técnicos com o objetivo de promover a autonomia econômica da mulher.

A unidade de Juazeiro do Norte contempla os seguintes municípios: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.