Jade Romero participa de congresso para debater ações de enfrentamento à violência de gênero

26 de janeiro de 2023 - 17:42 # # # #

A vice-governadora Jade Romero participou, nesta quinta-feira (26), do I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero, Ações Estratégicas, Políticas Públicas e Tecnologias (CIVIGE), em Fortaleza. O evento híbrido, fruto de uma parceria entre Governo do Estado e Universidade Federal do Ceará (UFC), contou com palestras e painéis acerca do assunto, além do lançamento do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”.

Jade Romero iniciou sua fala reforçando que um dos objetivos do Governo do Ceará é promover e intensificar ações em prol da igualdade de gênero. “Sabemos que um dos passos para conseguir a equidade de gênero é trazer esse assunto para debate. Hoje as mulheres, dentro do Governo do Estado, tem a maior parte do orçamento. Isso é uma sinalização muito forte para a sociedade daquilo que achamos que é importante. A equidade de gênero não é um problema das mulheres, mas de toda a sociedade”, disse.

A vice-governadora ressaltou que agir em conjunto com diversos setores é também um passo fundamental para que o debate acerca do assunto ganhe cada vez mais força e importância dentro da sociedade. “Quero destacar, em especial, a parceria que queremos formar com as universidades, com as empresas, com o terceiro setor, com a sociedade de uma maneira geral, em busca de valorizar cada vez mais a luta da mulher. Atualmente possuímos a Casa da Mulher Cearense em alguns municípios, como Juazeiro do Norte e Quixadá, mas o nosso objetivo é que esse equipamento chegue em todas as regiões do Ceará para que essa pessoa possa se sentir abraçada”, afirmou.

Para o cientista-chefe do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará (ÍRIS), José Macêdo, a tecnologia e as suas ferramentas podem ser uma peça chave dentro do combate à violência de gênero. “É muito importante que nós possamos criar uma rede de colaboração. Esse congresso visa justamente fomentar isso, jogando uma luz sobre esse problema tão sério. Esperamos a contribuição de todos nesta luta”, pontuou.

O evento também contou com a participação da coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira; do membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcio Luiz Coelho de Freitas; dos juízes de direito do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE); Rosa Mendonça e Tiago Dias da Silva; da pesquisadora da Universidade Federal do Ceará, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado; do presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (AMATRA VII), Hermano Queiroz Júnior; além de outras autoridades.