Com a posse de 153 novos militares, Corpo de Bombeiros chega ao maior efetivo da sua história

23 de março de 2022 - 09:41 # # # #

Um dia histórico para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). O Governo do Ceará deu posse, na tarde desta terça-feira (22), a 153 novos soldados que serão incorporados ao CBMCE, instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os novos bombeiros militares, sendo 138 homens e 15 mulheres, atuarão tanto em Fortaleza, quanto no interior do Estado. A solenidade aconteceu no Quartel Central da corporação, com as presenças do governador Camilo Santana, da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da SSPDS, Sandro Caron.

Com a posse dos novos soldados, o efetivo do Corpo de Bombeiros contabiliza agora 1.831 profissionais, o maior efetivo da instituição desde a sua fundação, em 8 de agosto de 1925. Com o incremento, o Estado passa a contar com mais reforço no combate a incêndios e nas operações de buscas e salvamentos. A posse do efetivo se soma aos novos investimentos do Governo do Ceará ao CBMCE que entregou, também neste mês, novos equipamentos que serão utilizados em situações de combate a incêndios urbanos e florestais, além do novo fardamento da corporação.

Na solenidade de posse, Camilo Santana, destacou a bela missão abraçada pelos militares. “A minha palavra é apenas de agradecimento ao Corpo de Bombeiros do Ceará, que é uma das instituições mais respeitadas pelo povo cearense. Portanto, merece de nós todo o reconhecimento do trabalho e da dedicação de salvar vidas. Isso mostra o compromisso com o aumento do efetivo e dos serviços prestados e a importância que vocês têm”, disse.

Já a vice-governadora, Izolda Cela, complementou agradecendo a todos que integram o sistema de segurança pública e abraçam a missão de servir ao povo do Ceará. “Quero saudar a todos que fazem o Sistema de Segurança Pública do Estado do Ceará e agradecer pelo trabalho, pela dedicação, pela competência que vem sendo dedicada a esse desafio. Eu quero agradecer também a todos que fazem essa corporação – Corpo de Bombeiros – que presta esse tão relevante serviço para a população do Ceará”, disse.

Na solenidade, houve ainda a entrega do Certificado do Mérito Intelectual aos primeiros lugares do Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar. As comendas foram entregues a José Ronald de Araújo Faustino (1º lugar), Fernando Allyson Sousa Fonteles (2º lugar) e José Rafael de Sousa (3º lugar).

Em sua fala, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, ressaltou sobre a missão de cada homem e mulher que passa a integrar o CBMCE e pontuou ainda sobre importantes investimentos feitos pelo Governo do Ceará na corporação. “Os senhores, como servidores da segurança pública, têm que ter em mente que a missão é servir à sociedade, servir a todos os homens e as mulheres nesse estado do Ceará. Gostaria de agradecer mais uma vez ao governador Camilo Santana por todo o investimento feito em segurança pública. Sempre se fala que uma imagem vale mais do que mil palavras, e eu gostaria que todos guardassem essa imagem aqui. O governador está nomeando 153 novos bombeiros militares e nós temos ali fora duas turbinas vindas da Alemanha de combate a incêndio. O Ceará tem o primeiro Corpo de Bombeiros da América Latina a contar com esse equipamento. Temos ainda escadas de primeira geração, ou seja, temos hoje o que há de melhor no mundo”, frisou.

O coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, agradeceu pela valorização dos profissionais de sua instituição. “A presença de cada um dos senhores, aqui, representa para o nosso estado a política que o nosso governador Camilo Santana e a professora Izolda fazem no Estado do Ceará. Eles trabalham em uma gestão que vê crescimento e desenvolvimento ao mesmo tempo. Eu vejo acima de tudo a valorização das pessoas e isso aqui é uma política de valorização do servidor”, destacou.

Sonho de infância

O recém-empossado soldado do CBMCE, Allan Bastos de Matos Campelo (31 anos), comemora a conquista de um sonho de infância: “Estou muito feliz! Não vejo a hora de ir para primeira ocorrência, vai ser inesquecível. Sei que vou dar o meu melhor para salvar vidas, mesmo com risco da minha própria vida. E será muito prazeroso saber que fiz um bom trabalho, que ajudei a população. Essa é a melhor retribuição: saber que estou ali para ajudar as pessoas, seja no combate a um incêndio, em um salvamento aquático, ou em uma busca e resgate”, afirmou.

Allan Bastos destaca que o curso preparatório foi muito intenso e de muito aprendizado. “Tivemos aulas teóricas e práticas, com muitos treinamentos físicos, afinal a função do bombeiro exige muito do esforço físico no desempenho das atividades. Foi um curso preparatório completo”, comemorou.

O sonho de infância de fazer parte do Corpo de Bombeiros foi evidenciado também pelo recém-formado soldado Matheus Albuquerque, que levou para a solenidade sua filha Helena, de seis anos, e Arthur, de três anos de idade, ambos vestidos com réplicas do fardamento da corporação. “É uma realização de um sonho na companhia dos meus filhos”, comemorou.

Formação

A terceira turma de soldados do Corpo de Bombeiros foi formada no Curso de Formação Profissional para a Carreira de Praças do Corpo de Bombeiros Militar (CFPCPBM – Turma 3), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), que constituiu a terceira etapa do concurso público para ingresso no cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e teve como objetivo complementar a seleção dos candidatos aprovados na primeira e segunda etapas, propiciando o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos bombeiros, buscando sua mais abrangente e perfeita formação técnico-profissional.

O treinamento teve uma carga horária de 1.020 horas/aula e duração de aproximadamente seis meses e apresentou uma matriz curricular composta por disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: sistema de segurança pública no Brasil; psicologia das emergências; ética; direitos humanos; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático, dentre outros componentes curriculares fundamentais para o desempenho das missões bombeirísticas.