Governo do Ceará realiza a maior promoção de quadros administrativos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

17 de março de 2022 - 12:18 # # # # #

Em mais uma iniciativa de valorização dos profissionais da Segurança Pública, o governador Camilo Santana realizou, na tarde desta quarta-feira (16), seguindo a Lei de Promoções criada em 2015 pelo Governo do Ceará, a maior promoção de quadros administrativos de militares estaduais. Ao todo, foram 128 militares, sendo 82 policiais e 46 bombeiros. O evento contou com a presença da vice-governadora, Izolda Cela, do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira, e do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque.

“Na minha campanha de 2014, muitas esposas de militares me falavam que seus maridos estavam há 15, 20, 30 anos na corporação e nunca haviam sido promovidos. Por isso, me comprometi, e em 2015, aprovamos a Lei de Promoções. Hoje, nós já ultrapassamos as 25 mil promoções de homens e mulheres. Sempre digo que a área da segurança é uma área desafiadora, que exige dedicação 24 horas por dia, exige persistência, planejamento e sabem aqui, todos os presentes, que nós não temos medido esforços em investimento, mas o mais importante na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros é o reconhecimento profissional e seguir valorizando nossos profissionais de segurança pública”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Os promovidos nesta quarta-feira foram beneficiados pela Lei de Promoções que assegurou aos subtenentes a possibilidade de ingresso na carreira de oficial, desde que tenham atingido 20 anos de corporação e pelo menos cinco anos como subtenentes. Após concluído o curso, os profissionais assumem o posto de 2º tenente e ingressam no oficialato.

Izolda Cela parabenizou toda a equipe de segurança pública. “Nós já sabemos o quanto melhoramos as condições de trabalho de todos da segurança pública, mas sabemos também da importância de valorizar as pessoas com essas promoções. Por isso, eu quero parabenizar a todos por essa vitória pessoal, que seja um dia para se compartilhar do melhor com as suas famílias, que é a base de todos”, disse a vice-governadora.
Desde 2015, foram 25.207 promoções baseadas na lei elaborada pelo Governo do Ceará.

O coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, ressaltou a importância de não apenas ter os melhores equipamentos, mas de valorizar o profissional. “As famílias de todos os promovidos também estão de parabéns. Esse momento é um sonho de cada um deles. Um merecimento pessoal em suas carreiras. Por isso, queremos agradecer ao governador Camilo Santana, que desde 2015 vem valorizando e promovendo os nossos profissionais da segurança pública”, comentou.

“Em um dia tão especial, de júbilo para a segurança pública, nós queremos agradecer ao governador Camilo Santana pela valorização dos profissionais de segurança pública e parabenizar aos policiais militares e bombeiros, mas não apenas aos homens e mulheres promovidos, mas também uma saudação especial às suas famílias, que apoiam as nossas missões diárias em defender a sociedade. Por isso, esse reconhecimento em forma de promoção se estende também a vocês”, salientou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.

Reconhecimento profissional

Há 27 anos na Polícia Militar, a oficial Angela Maria Honório de Souza tem orgulho de dizer que agora é 2º tenente da PMCE. “Essa promoção me dá muita satisfação, pois coroa o meu tempo de corporação: 27 anos na Polícia Militar. E eu sempre me dediquei ao meu trabalho, sempre em prol de proteger a nossa sociedade. Hoje é só alegria e satisfação de chegar em um momento tão especial, o reconhecimento, principalmente porque eu passei por mérito intelectual, e a promoção coroa todo esse período de esforço”, agradeceu.

Promovido a 2º tenente no Corpo Militar dos Bombeiros, o oficial Zé Maria reconhece a data como um dos dias mais importantes da sua vida. “Reconheço a importância de ter esse reconhecimento do governador. Dediquei minha vida a esse trabalho, e eu completei, neste ano, 30 anos de serviços prestados. Então hoje é um momento de uma merecida promoção para mim e para muitos dos meus colegas. Lembro do dia que entrei como soldado, e agora sou 2º tenente no CMBCE”, relembrou o bombeiro.

Sobre a Lei

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a lei que permite as promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

Apenas em 2015, o total de promovidos foi de 8.891 militares, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades: Fortaleza, Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Iguatu, Russas e Quixadá. Apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano caso a nova lei não tivesse sido proposta.

“Hoje é um dia especial para a segurança pública, que mais uma vez está sendo reconhecida na valorização dos seus servidores. A segurança pública era uma antes do governo Camilo, e é outra depois da sua política de valorização dos profissionais. Parabenizo aos promovidos, pois cada um tem sua história, muitos com 20 a 30 anos de serviço, de dedicação, de labuta diária, 24 horas por dia buscando a excelência. Agora é hora de superar as expectativas”, disse o coronel Ronaldo Roque.

Autoridades presentes

A solenidade contou com a presença da assessora especial do governador, Janaína Farias, do chefe da Casa Militar do Governo, coronel Alexandre Ávila, do perito geral da Perícia Forense, Júlio Torres, do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Clairton Abreu, do delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira, do superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Helano Nogueira, do coronel Eduardo Holanda, titular da secretaria municipal da Segurança Cidadã, representando a Prefeitura de Fortaleza, do presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique, e dos vereadores John Monteiro e Cônsul do Povo.