O maior Comando motociclístico do País chega à Jaguaruana

11 de março de 2022 - 15:29 # # # # # # # #

A população de Jaguaruana, cidade localizada no Litoral Leste, pode se sentir mais segura e conectada ao mundo digital. O Governo do Ceará entregou, na última quinta-feira (10), a 58ª base do Comando de Policiamento de Rondas Intensivas e Ostensivas (CPRaio) instalada no Ceará e apresentou um ponto do Ceará Conectado, programa que vai levar wi-fi gratuito para todos os 184 municípios cearenses. O governador Camilo Santana participou da solenidade de inauguração ao lado da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, do prefeito de Jaguaruana, Elias Oliveira, entre outras autoridades.

O governador destacou que todo o investimento em segurança pública é para buscar, cada vez mais, dar tranquilidade aos cearenses. “Nossa determinação é que o Raio atue de forma firme no combate à criminalidade, com os melhores equipamentos, motos e viaturas modernas, tudo para trazer mais proteção para as pessoas na sede de Jaguaruana e nos distritos”, afirmou. Camilo Santana destacou também que depois que novos batalhões do CPRaio foram instalados em outros 57 municípios cearenses, a segurança pública do Ceará teve bons resultados. “Foram mais armas e drogas apreendidas, os índices de violência estão diminuindo e, com certeza, vamos ver esses bons resultados também aqui em Jaguaruana”, concluiu.

O governador Camilo Santana destacou ainda o lançamento do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico. Com investimento de cerca de R$ 350 milhões, a iniciativa deve impactar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQI+ das dez cidades cearenses mais populosas.

Além da nova base do CPRaio, a população recebeu um importante reforço na segurança com a instalação de uma central de videomonitoramento na cidade. São 15 câmeras de videomonitoramento espalhadas por Jaguaruana, compondo conjunto com outras 56 centrais de videomonitoramento em todo o Estado, com 3.471 câmeras no total. A apresentação da tecnologia foi feita pelo governador que destacou a qualidade do equipamento e a capacidade do equipamento de identificar placas, cor e modelo de veículos que porventura estejam sendo utilizados por criminosos.

A vice-governadora destacou a importância da política de segurança pública com os equipamentos e a estrutura do CPRaio somada às ações de prevenção. “Isso vem para fortalecer uma ação necessária para enfrentar a violência que ainda afeta o nosso País. O trabalho do Estado do Ceará é incansável no sentido de fortalecer essa ação de proteção e resposta rápida para desestimular aqueles que se envolvem no crime. O Ceará também é referência em educação e são esses investimentos somados que trazem tranquilidade para o nosso povo e dão uma perspectiva de futuro para as pessoas”, reforçou.

Para o prefeito de Jaguaruana, “é um momento histórico para o município. A população que veio a esta solenidade reconhece o trabalho do governador Camilo Santana, que agora traz para o nosso município um projeto que está dando resultado para a segurança pública do nosso Estado”. Ele agradeceu ainda a parceria do Governo do Ceará para levar projetos e ações para o município.

O titular da SSPDS, Sandro Caron, destacou a importância da chegada do CPRaio para o município de Jaguaruana. “Estamos trazendo um equipamento que vai apresentar resultados imediatos para a população daqui, com segurança e tranquilidade para que as pessoas possam colocar a cadeira na calçada e possam andar tranquilos nas ruas. Parabéns Jaguaruana, o Raio está na área”, disse. Sandro Caron destacou ainda o aumento no número de armas apreendidas e das prisões de suspeitos envolvidos em crimes.

Raio em Jaguaruana

A Base do Raio em Jaguaruana contará com o efetivo de 30 policiais militares, dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada, fazendo o patrulhamento ostensivo no município, bem como nas localidades mais próximas. A nova unidade será comandada pelo tenente Yuri Emmanuel Mendonça de Melo.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, destacou que o CPRaio “é o maior Comando motociclístico do Brasil e conta com homens preparados e capacitados”. Para ele, “o CPRaio, em parceria com as demais forças de segurança do Ceará (Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense), vai contribuir com a redução dos índices de violência e trazer uma sensação real de segurança para o povo de Jaguaruana. Estamos trazendo aqui o que há de melhor em equipamentos e isso vai elevar a sensação real de segurança no município”.

O CPRaio vai intensificar o policiamento na sede do município de Jaguaruana e na zona rural. A população pode acionar a Polícia Militar pelo telefone 190. Além da Capital, são 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 43 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.721 policiais militares atuando em 58 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.

A dona de casa Maria das Graças acompanhou a solenidade e destacou a felicidade em ver os investimentos em segurança pública em Jaguaruana. “Estou feliz vendo mais segurança, mais policiais preparados, e assim, sentimos mais tranquilidade para andar nas ruas da cidade”, comentou.

Ceará Conectado

Ainda durante a solenidade, o governador Camilo Santana anunciou o início do Programa Ceará Conectado em Jaguaruana. O programa já está disponibilizando internet de qualidade e gratuita para a população nos pontos de maior movimentação localizados em 43 municípios do Estado. O objetivo é levar o wi-fi gratuito para 126 cidades até o fim de março e para todos os 184 municípios do Ceará ainda em 2022.

“É internet gratuita e de qualidade para quem não tem condições de pagar um pacote privado. Estamos investindo em educação e nos pontos de internet gratuita a juventude vai poder se conectar, assim como os estudantes, professores e toda a população de Jaguaruana”, comemorou o governador.