Limoeiro do Norte ganha Escola de Educação Profissional e restauração de rodovia

11 de março de 2022 - 15:22 # # # # #

No fim da tarde da última quinta-feira (10), o Governo do Ceará inaugurou obras importantes nas áreas de educação e infraestrutura viária para a população de Limoeiro do Norte, na região jaguaribana. O evento contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; e do reitor da Uece, Hidelbrando Soares, entre outras autoridades.

Restaurado com alargamento, o trecho de 8,7 quilômetros da CE-358 que fica entre a cidade de Limoeiro do Norte e Flores, distrito de Russas, além de ser rota importante para as relações produtivas no Vale do Jaguaribe, vai facilitar o acesso à educação para os moradores da região. A estrada também faz conexão com a BR-116.

“É uma estrada muito boa para nós. Antigamente, era muito buraco e isso atrapalhava o nosso trabalho. Antes a gente levava uns 30 minutos de deslocamento de Limoeiro ao distrito de Flores. Por esta estrada, agora reduziu para 10 minutos”, contou João Batista Lopes, motorista conhecido como Louro do Frete.

A rodovia representa ainda bom acesso à Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Lúcia Baltazar Costa, localizada às margens da CE-358. O novo espaço escolar tem capacidade para atender até 540 estudantes das 7 às 17 horas, com três refeições diárias. É uma das 392 escolas a funcionar em tempo integral, soma que representa 60% da rede pública estadual.

Ao ingressar numa EEEP, os estudantes fazem o Ensino Médio e se preparam para o mundo do trabalho durante as três séries dessa etapa de formação. Em Limoeiro do Norte, são ofertados três cursos técnicos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Edificações.

“Já é uma grande oportunidade para todos os alunos da região ter uma escola de educação profissional em Limoeiro. A escola representa para nós a certeza de que o estudo não será em vão e que sempre vai valer a pena. Isso ajuda muita gente da nossa idade a não desistir e ter algo a mais pelo que lutar no ambiente escolar”, relatou Lana Lara, 14 anos, estudante do 1º ano do Ensino Médio na EEP Lúcia Baltazar Costa.

“Esta escola não deixa a desejar a nenhuma escola particular do país. No passado, se achava que escola pública tinha que ser feia e de má qualidade, mas para nós não. Ao contrário disso, achamos que a coisa pública tem que ser a melhor para as pessoas. Esse é o papel do Estado, é dessa forma que trabalhamos”, definiu o governador Camilo Santana.

A expansão constante da rede estadual em tempo integral deve universalizar a oferta da jornada ampliada até 2026.

“É de grande importância a escola de educação profissional que tem o seu tempo integral, além dos cursos profissionalizantes. Ela é uma escola que recebe os seus alunos durante todo o dia com uma infraestrutura excelente, que não deixa a desejar para nenhuma outra. E conta com profissionais competentes, que ajudarão os jovens a desenvolver seus projetos de vida e construir o seu conhecimento utilizando laboratórios, livros e tudo de melhor para que eles possam ter uma vida mais justa e digna”, defendeu Eliana Estrela.

Futuro

O fortalecimento da educação não se restringe ao ensino médio e chega ao constante investimento no ensino superior. Limoeiro do Norte contou também com a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe (UPVale), vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Uece).

A UPVale tem como propósito fundamental apoiar as atividades de pesquisa e de pós-graduação da Uece no município, fortalecendo esses pilares no interior do estado. Abrigará 14 laboratórios, que se relacionam às diversas áreas do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar e intercampi.

“Este governo também tem trabalhado muito em prol da educação superior e Limoeiro do Norte terá um centro de pesquisa que vai abrir oportunidades muito importantes para os estudantes da região”, afirmou a vice-governadora Izolda Cela.

A expansão e o fortalecimento do ensino superior no Interior foram ações reforçadas pela fala de Carlos Décimo. “Esta é a caravana da cidadania, da educação, e da Ciência e Tecnologia. Desta escola vão sair jovens para as universidades do Ceará e não vão precisar se deslocar para outra cidade para buscarem o seu sonho”.

Também participaram da solenidade, os deputados federais Idilvan Alencar, Eduardo Bismarck e Mauro Filho, o estadual Antônio Granja, e o prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena, entre outras lideranças.