Em Russas, Governo inaugura 16º Centro Cearense de Idiomas e autoriza Centro de Educação Infantil

11 de março de 2022 - 14:01 # # # #

O Governo do Ceará inaugurou, na noite da última quinta-feira (10), o Centro Cearense de Idiomas (CCI) do município de Russas, o 16º do estado. O equipamento irá disponibilizar 400 vagas para os cursos de inglês e espanhol a estudantes da rede pública estadual. A inauguração teve a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela, entre outras autoridades. Na ocasião, também foi assinada ordem de serviço para construção de um Centro de Educação Infantil (CEI) no município.

Além de estudantes da sede de Russas, o CCI também irá atender alunos das escolas do distrito de Flores. As turmas serão ofertadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, e sexta, das 8h às 10h30.

Camilo Santana lembra que, atualmente, o inglês é tido como língua universal, enquanto o espanhol é o idioma oficial da maioria dos países da América Latina. Daí, a importância de apostar no ensino gratuito destas línguas para a população.

“Hoje, para entrar no mercado de trabalho, fica em vantagem na disputa quem sabe uma segunda língua. O CCI não deixa a desejar a nenhum cursinho particular. Fardamento, salas com ar-condicionado, professores de alto nível, temos tudo isso aqui. Aproveitem esse equipamento, pois não tenho dúvida de que fará a diferença na vida de vocês. Parabenizo a todos os jovens, que representam a esperança e o futuro do Ceará”, destacou o governador.

Os cursos no CCI são organizados em módulos de estudo, podendo ser certificada a conclusão de cada módulo ou de seu conjunto. São três anos de curso, distribuídos em seis semestres de aulas.

Clarice Nunes, de 14 anos, faz a 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professor Walquer Cavalcante Maia, em Russas. A jovem revela ter interesse em um dia fazer intercâmbio fora do Brasil. A oportunidade de hoje poder estudar inglês no Centro Cearense de Idiomas é tida como uma abertura de portas para o futuro.

“É muito interessante essa iniciativa do CCI. Sempre quis estudar uma língua estrangeira, mas não tive como pagar. Uma escola pública de idiomas é muito importante. Achei o ambiente muito lindo, completo, bem organizado, espaçoso”, explicou Clarice.

Izolda Cela observou que o CCI de Russas é mais um exemplo do empenho da gestão estadual para qualificar a educação em todas as regiões. “Aqui, a formação dos jovens do Ensino Médio vai ser reforçada, com a competência em mais uma língua, o que lhes abrirá oportunidades. Esse propósito é concretizado com o trabalho de nossos professores, a quem agradeço por tudo o que estão fazendo pelos jovens do Ceará. Vocês ajudam a construir um futuro melhor”.

Eliana Estrela pontuou que, além de favorecer a qualificação profissional dos alunos da rede pública estadual, o CCI também gera crescimento acadêmico e pessoal aos jovens. “Aprender novas culturas é importante para ampliar a visão de mundo e conquistar uma vida mais próspera e digna, em todos os sentidos”.

A matrícula para os Centros é destinada aos alunos que estão cursando o Ensino Médio na rede pública estadual. Cada escola tem um número disponível de vagas para a unidade situada na respectiva regional (Fortaleza) ou no município sede (interior). Também há vagas em cada CCI para os docentes, em cursos caracterizados como formação continuada.

O prefeito de Russas, Sávio Nogueira, enalteceu a iniciativa de fortalecer as oportunidades para os estudantes do município. “Precisamos de muito apoio para essa juventude, para que entre no mercado de trabalho com confiança, pois o mundo está muito competitivo e nada mais significativo do que uma formação em língua estrangeira. Esse CCI é de grande importância para os nossos jovens, que precisam aprender de forma gratuita e com professores talentosos”.

Unidades

Os Centros Cearenses de Idiomas têm o objetivo de oferecer aulas gratuitas de língua estrangeira, proporcionando mais oportunidades acadêmicas e profissionais aos jovens cearenses. No total, são 16 centros de idiomas, distribuídos nos municípios de Fortaleza (Shopping Benfica, Shopping Via Sul, North Shopping Jóquei, RioMar Kennedy, RioMar Papicu e Conjunto Ceará), Camocim, Caucaia, Crateús, Horizonte, Itapipoca, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Russas.

Na solenidade de entrega do CCI, o governador anunciou, ainda, a instalação de uma Central de Abastecimento (Ceasa) em Russas e a construção de uma estrada que liga o município à cidade de Jaguaruana, além de uma Praça Mais Infância.

Educação Infantil

Com ordem de serviço assinada, começa a construção do Centro de Educação Infantil (CEI) de Russas, parte do compromisso do Governo do Ceará para universalizar a oferta de CEIs no estado.

“Precisamos dar atenção à fase mais importante da vida das pessoas, que são os primeiros anos de vida. Se não cuidamos das crianças desde o início, corremos o risco de comprometer toda a vida delas”, salientou Camilo Santana.

O equipamento, projetado para atender até 208 crianças de 0 a 5 anos conforme as diretrizes do Programa Mais Infância Ceará, receberá investimentos de R$ 1,9 milhão para construção. O novo equipamento terá 1.780,00 m² de área, dividido em quatro setores. Bloco administrativo, com sala de espera, diretoria, coordenação e banheiros; Bloco de Serviços, com refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito de limpeza, área de serviço e vestiário; Bloco de Atividades, com quatro salas de aula, dois banheiros infantis e quatro áreas de banho infantil; e Bloco de Berçário e Dormitório, com dormitório, berçário-lactário, fraldário e banheiro infantil.

Estiveram presentes na solenidade os deputados federais Idilvan Alencar, André Figueiredo, Eduardo Bismarck e Mauro Filho; os deputados estaduais Antônio Granja, Salmito Filho, Nelinho e Davi de Raimundão; além de vereadores e outras lideranças locais.