Novos sistemas vão garantir água e esgoto tratados para o Cumbuco, em Caucaia

3 de março de 2022 - 14:09 # # # # # # # # #

Um dos principais destinos turísticos do Ceará, a Vila e a Praia do Cumbuco, em Caucaia, receberam do Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades (SCidades) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), investimento de R$ 85 milhões para implantação de sistemas de tratamento de esgoto e de tratamento e distribuição de água. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada, na manhã desta quinta-feira (3), pelo governador Camilo Santana, pela vice-governadora Izolda Cela e outras autoridades.

“O que nós estamos fazendo aqui em parceria com a Prefeitura de Caucaia, que já vem fazendo um trabalho de drenagem e pavimentação de ruas com piso intertravado, é agregar a tudo isso 100% do esgotamento sanitário e 100% do abastecimento de água tratada e de qualidade para o Cumbuco. O papel do Estado é garantir segurança da infraestrutura de um dos principais destinos turísticos, com água, energia e esgoto. Para garantir um ambiente adequado, bonito e agradável, gerando mais oportunidades de emprego para a população”, destacou o governador Camilo Santana, anunciando que o Estado vai liberar recursos para as obras dos espigões e o convênio para a conclusão do Mercado das Malvinas.

Também estiveram presentes o titular da SCidades, Marcos Cals; do presidente da Cagece, Neuri Freitas; e o prefeito de Caucaia, Vitor Valim; além de outras autoridades, entre vereadores e lideranças locais.

Conhecido internacionalmente pelo ambiente favorável aos esportes à vela, como o kitesurfe e windsurfe, e pela gastronomia, o Cumbuco contará com saneamento básico que contemplará tanto as residências quanto os hotéis, uma vez que os mesmos ainda não dispõem de rede coletora de esgoto ou sistema de distribuição de água.

A vice-governadora Izolda Cela destacou a importância da obra para os moradores e frequentadores da área. “Isso está nas mais fortes demandas da população pelo que representa. Além disso, puxa uma corrente que reflete na economia e nesse pedaço de litoral tão bonito do nosso Ceará. Apoia e dá suporte”.

“É uma obra importante não só para os moradores da Vila, mas também para o município de Caucaia. Além de saúde para moradores e visitantes, a ação traz valorização para os imóveis e empreendimentos da região”, reforçou Marcos Cals, titular da SCidades.

As intervenções utilizam tecnologia moderna para garantir a distribuição de água tratada com qualidade e segurança; operação de um sistema de esgotamento sanitário eficiente; e destinação adequada do efluente tratado no meio ambiente.

Neuri Freitas, presidente da Cagece, ressaltou que as obras do Cumbuco integram as ações e investimentos para levar água tratada e de qualidade aos cearenses. “A Cagece hoje tem o maior plano de investimento da história da Companhia. Algo na ordem de R$ 4 bilhões para os próximos cinco anos. No Cumbuco nós temos um pouco dessa realidade. Essa obra autorizada hoje é no valor de R$85 milhões, mas já tivemos uma primeira etapa que foi da ordem de R$ 20 milhões, contabilizando um valor histórico de R$ 105 milhões”, disse.

A iniciativa foi bem recebida por Antônio Mesquita, que há cinco anos montou um pequeno comércio próximo à praia. “Vai ser um ótimo benefício não só para mim, mas para todos que dependem do turismo. É uma necessidade da população daqui. É mais renda e saúde para gente”, comemorou.

“O que está sendo propiciado hoje é uma questão ambiental, de saúde pública e também econômica. Cada pousada, hotel e restaurante que se instala gera empregos. Toda a infraestrutura que está sendo feita em nosso litoral [em parceria com o Estado] vai atender toda a nossa população de Caucaia”, enfatizou Vitor Valim.

Mais qualidade de vida para o Cumbuco

Em relação à implantação do sistema de tratamento e esgotamento sanitário, o serviço compreende a construção de mais de 1,7 km de rede coletora de esgoto, sete estações elevatórias para bombeamento do esgoto, uma estação de tratamento e um emissário, para correta destinação dos efluentes ao meio ambiente.

Já as obras da rede de tratamento e distribuição de água consistem na implantação de uma adutora de 484 metros, uma adutora de água tratada com mais de 10 km de extensão, quatro reservatórios (sendo um para água bruta), três estações elevatórias, uma estação de tratamento e uma rede de distribuição com extensão de quase 9 km.

A implantação dos sistemas da Cagece também contribui para a preservação do lençol freático e a não contaminação das praias.