Governo do Ceará entrega Centro de Educação Infantil e autoriza série de melhorias para Senador Pompeu

28 de fevereiro de 2022 - 13:18 # # # # #

O 78⁰ Centro de Educação Infantil (CEI) estadual foi entregue pelo Governo do Ceará, no último sábado (26), em Senador Pompeu. Presente à solenidade, o governador Camilo Santana aproveitou o momento para anunciar uma série de ações do Estado para o município nas áreas da infraestrutura, geração de empregos, esporte e desenvolvimento agrário. Juntos, o investimento total é de aproximadamente R$ 21,3 milhões, entre recursos do Tesouro Estadual, financiamentos e contrapartida da Prefeitura.

A estrutura oferecida para as famílias é a melhor disponível, afirmou Camilo Santana. “Esse CEI não deixa a desejar a nenhum particular no país. Acreditamos que o público tem que ser o melhor. Esse é o papel do poder público. Quando você garante às pessoas isso, você diminui as desigualdades”, disse. Para o governador, o desenvolvimento de uma sociedade passa por uma educação de qualidade. “O fruto do resultado que estamos colhendo hoje na educação começou em 2007, quando a Izolda era secretária da Educação. Podemos bater no peito e dizer que o Ceará tem hoje a melhor educação pública do país. Investir em educação é investir no futuro do Estado e dar esperança às pessoas. Hoje temos médicos formados, engenheiros, advogados. Essa é a grande mudança que estamos fazendo”, ressaltou Camilo.

O CEI Maria das Dores de Magalhães Oliveira tem capacidade para atender até 208 crianças de zero a cinco anos. O equipamento possui quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.

“Espaço completo” , diz Izolda

“Considero a entrega de um CEI uma das coisas mais importantes. Acompanho o sentimento do governador nisso. É um espaço completo para a gente atender bem os mais novinhos. Hoje, cada vez mais a ciência mostra a importância do que acontece nos primeiros anos da vida de uma pessoa para o desenvolvimento dela. Não é por acaso que o Estado implementou o programa Mais Infância Ceará. Para isso acontecer é preciso esse olhar multissetorial e dentre eles está a educação”, apontou a vice-governadora Izolda Cela.

A dona de casa Brena Kézia é mãe da pequena Ágata Raiane, de apenas três anos. O CEI será o início da vida educacional da criança. Sua mãe conheceu as dependências da unidade e ficou encantada com o equipamento. “A estrutura é muito bonita. É um local adequado para minha filha estudar. Tudo é perfeito, salas de estudo, berçário. Deixarei minha filha e ficarei muito tranquila”, disse a dona de casa, que, com o tempo em que a filha estará na aula, pretende arrumar algum serviço para obter um renda extra para a família. “Agora, pretendo arrumar algum emprego para ajudar também financeiramente em casa”, comentou.

O Governo do Ceará já garantiu que todos os 184 municípios cearenses terão, pelo menos, um Centro de Educação Infantil. Para Senador Pompeu, o Estado já garantiu um segundo CEI.

Mais benefícios e empregos

Além da entrega da unidade educacional, o Governo do Ceará anunciou mais uma série de ações. Na área da infraestrutura, o município recebeu 20.000m² de asfalto com sinalização para a melhoria viária e segurança dos motoristas. Por meio de convênio com a Prefeitura, o governador Camilo Santana autorizou as obras de implantação e urbanização da avenida projetada, na entrada da sede, e a implantação da Estrada do Leite, entre a CE-060 e o distrito de São Joaquim.

Para fomentar a geração de empregos, também por meio de convênio, o Estado vai construir um galpão industrial de 3.000m², que vai receber a empresa calçadista Sugar Shoes Indústria de Calçados Ltda. A empresa se compromete a gerar 500 novos postos de trabalho. A projeção é que o investimento retrate R$ 9,8 milhões no PIB do Estado, incremento de R$ 1,2 milhão na massa salarial e arrecadação de R$ 569 mil em impostos.

Com tantos benefícios para o município, o prefeito Maurício Jucás, conhecido por Maurição, agradeceu ao Governo do Ceará pela parceria com a Prefeitura na realização de diversas ações. “Hoje é um dia de contar uma grande história de amor para o nosso município. Isso transformou Senador Pompeu. Nota-se hoje o grande desenvolvimento do nosso município. É uma história lutando juntos pelo desenvolvimento de Senador Pompeu. Agradeço ao governador Camilo Santana que não tem medido esforços pelo nosso município. Todos os pedidos que fiz, fomos atendido”, comentou Maurição.

Senador Pompeu vai receber também duas areninhas, uma no bairro Alto Cruzeiro e outra no Pavãozinho. Elas terão campo society com grama sintética, alambrados, rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. “Temos várias parcerias importantes aqui. O Governo do Estado implantou várias políticas públicas para todos os municípios. É dessa forma que se consolidam as políticas públicas no Ceará”, enfatizou Camilo Santana.

Para a agricultura familiar, o evento contou ainda com a entrega de dois tratores e a inauguração simbólica da perfuração de 25 poços profundos para garantia hídrica na região. O governador anunciou também que Senador Pompeu vai ganhar uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).