Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e EP Queiroz assinam Protocolo de Intenções para construção do Centro de Qualificação em Design de Móveis

11 de fevereiro de 2022 - 11:43 # # # # # # #

Fortaleza vai ganhar um Centro de Qualificação em Design de Móveis, destinado para jovens moradores de comunidades vulneráveis, através de parceria entre Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza e a empresa EP Queiroz. O acordo foi celebrado nesta quinta-feira (10), no Palácio da Abolição, com as presenças do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista, do secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, do presidente da EP Queiroz, Edson Queiroz Neto, e da empresária e fundadora da Somos Um, Ticiana Rolim.

O governador Camilo Santana celebrou mais uma parceria entre iniciativa privada e o poder público. “O Ceará tem uma grande vocação para o design, e esse setor criativo tem gerado inúmeras oportunidades. Por exemplo, temos um polo em Marco, no interior cearense, gerando oportunidades, emprego e renda para as pessoas. Então, com o Centro de Qualificação em Design de Móveis nós vamos formar, capacitar, descobrir talentos, e tomar como exemplo as experiências de outras cidades do mundo inteiro, que a partir de oportunidades como essa mudaram as suas realidades”.

A escola será localizada no bairro Bom Jardim e seguirá o modelo de parceria da Escola de Gastronomia Social que opera no Vicente Pinzon. “A empresa privada vai construir uma escola, e vamos gerir, o Governo do Ceará, através da Secult, juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, através do Iplanfor, assim como é hoje a Escola de Gastronomia. Esse projeto é mais uma forma de exemplo de parceria público-privada de sucesso, que vai mudar muito as oportunidades da comunidade do Bom Jardim, e que pode se tornar uma referência na área”, ressaltou o governador, enaltecendo a iniciativa do vice-prefeito, Élcio Batista, que idealizou o projeto.

Todos os presentes assinaram o Protocolo de Intenções com estabelecimento de responsabilidades de cada uma das partes envolvidas no processo, para o prazo de até 180 dias, que vão desde a construção, monitoramento, até a gestão do empreendimento. Élcio explica que a iniciativa se insere numa série de ações e equipamentos voltados para capacitar os jovens e romper com o ciclo das desigualdades. “E a escolha para construir essa escola não poderia ter sido mais importante e significativa da área de Fortaleza, no bairro Bom Jardim, que possui cerca de 200 mil moradores. Lá será feito um trabalho de capacitação, para formar empreendedores, e para fortalecer a economia criativa de Fortaleza”, informou.

“Esse é um momento muito significativo, de promover e investir nas pessoas através de ideias. Com essas escolas voltadas para a profissionalização, promovemos para a juventude, que tem muita criatividade, o encontro do talento com uma oportunidade, aí as coisas mudam e há muita coisa boa que se pode fazer. E quando escutamos a Ticiana falar que podemos pensar e projetar o Ceará como referência em design, nós lembramos que já temos um pólo moveleiro aqui, então nós temos como chegar lá. Esse empreendedorismo é um modelo que deverá ser seguido, didático para a nossa cultura, quando temos essa visão de pessoas e empresas, que vêm a necessidade de contribuir com a sociedade, isso é um valor transformador e que temos de parabenizar pela iniciativa”, pontuou a vice-governadora Izolda Cela.

O projeto

O Centro de Qualificação em Design de Móveis será construído na Regional V e vai atender, prioritariamente, a pessoas de 15 a 29 anos, que moram nos bairros Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e Bonsucesso. O Centro vai promover a qualificação profissional de jovens na área de movelaria, com a realização de cursos de curta, média e longa duração, dinâmicas socializadoras, valorização da economia criativa e social, aprendizado cultural e civilidade dos costumes. O projeto contempla: salas de aula de corte, montagem e acabamento; auditório; biblioteca; sala de estudo; laboratório de informática; laboratório de prototipação e maquete; salas de design; lanchonete, dentre outras instalações.

“Hoje é um dia muito especial, de fato a gente acredita que os desafios são enormes, mas que nenhum setor vai resolver só. A gente precisa se unir e colocar o problema no centro, e aqui estamos com o poder privado e o público, mas a gente conta também com as organizações sociais, universidade e sociedade civil, para a gente se juntar e conseguir fazer esse desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal de quem for atendido pelo projeto”, apontou Ticiana Rolim, lembrando que o Ceará pode ser considerado, em breve, um destaque mundial em design de móveis. “Essa é uma parceria para tirar do papel esse sonho que é o Centro de Qualificação em Design de Móveis, e com essas entidades juntas e coordenadas nós conseguimos chegar ao objetivo de promover o desenvolvimento econômico e pessoal, e assim mudar a vida das pessoas”, complementou Edson Neto.

Rede de escolas criativas

O Centro de Qualificação em Design de Móveis faz parte de uma rede de escolas criativas que vêm sendo construídas na capital cearense com o propósito de desenvolver habilidades e capacidades nas mais diversas áreas de formação. Inaugurada em 2018, a Escola de Gastronomia Social Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, foi o primeiro centro de formação da rede e oferece cursos básicos e profissionalizantes em gastronomia social, panificação e confeitaria, além de mentorias para desenvolvimento de produtos e projetos, por meio do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia Social.