Inaugurada, nova sede da Escola Presidente Vargas vai beneficiar mais de 1.600 estudantes

8 de fevereiro de 2022 - 10:25 # # # #

O governador Camilo Santana entregou, na última segunda-feira (7), a nova sede da Escola de Ensino Médio (EEM) Presidente Vargas, no bairro que leva o mesmo nome, em Fortaleza. O evento contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela, da secretária da Educação, Eliana Estrela, do prefeito de Fortaleza, José Sarto, e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique.

A nova unidade de ensino tem capacidade para atender até 540 alunos em cada turno (manhã, tarde e noite), totalizando até 1.620 estudantes.

“Aqui funcionava uma antiga escola, com o mesmo nome, mas foi demolida e construímos uma escola totalmente nova. Uma escola vertical com 12 salas de aula, com laboratório, toda climatizada, com biblioteca, ginásio, auditório, quadra poliesportiva, o que há de melhor. Estamos proporcionando aos jovens de Fortaleza um equipamento para que eles possam ter sempre a esperança de um futuro melhor. Mas, para além dos equipamentos, sabemos da importância dos professores, alunos, e a comunidade que é atendida. Eu e a professora Izolda Cela, que estamos há mais de sete anos governando o Ceará, temos a compreensão de que a educação é prioridade em nosso Estado, e também tem de ser do País. A educação liberta, a educação dá oportunidades iguais às pessoas. Então, a gente fica muito feliz de estar aqui hoje, entregando mais uma escola nessa parceria do Juntos por Fortaleza”, ressaltou o governador.

A unidade de ensino recebeu aporte financeiro no valor de R$ 10 milhões, oriundos de recursos estaduais e federais, utilizados para construir, mobiliar e equipar o novo espaço.

“Professores, servidores, vocês fazem as coisas acontecer, fazem muita a diferença. Quando vocês têm uma boa condição de trabalho, conseguem atender bem também a turma de alunos, com conforto, com dignidade. Os alunos daqui estão agora em um ambiente muito mais propício, com tudo de melhor que a gente deseja em prol da educação. Eu e o governador temos o trabalho de equipes muito dedicadas, da secretaria da Educação, sob o comando da Eliana Estrela, e aqui com a parceria tão importante do prefeito Sarto”, apontou Izolda Cela.

A estrutura da escola é constituída de três pavimentos, com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, além de ginásio poliesportivo. A obra foi implementada sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Para o prefeito de Fortaleza, a parceria com o Governo do Ceará tem sido essencial para a sua gestão. “Estamos com a parceria que é pensada, vendo números, e só traz benefícios para Fortaleza e aos cearenses”, disse José Sarto.

Fundada em 1988, a Escola Presidente Vargas integra a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 3, dirigida pela professora Vitória Cunha. Para o diretor da unidade de ensino, Elias Augusto de Sousa, o novo espaço é de fundamental importância para a escola, já que ao longo dos seus 33 anos, possui uma identidade muito forte com a comunidade, que vai além da simples coincidência dos nomes.

“A Escola Presidente Vargas sempre foi a referência principal da juventude, pois ainda não existem muitos espaços públicos de convivência, sendo a escola uma extensão da residência desses jovens, onde sempre se sentiram acolhidos”, frisa o gestor Elias Augusto. Entre os projetos desenvolvidos, a unidade de ensino destaca o Professor Diretor de Turma, a Monitoria, as Semanas da Literatura Cearense e das Humanidades, a Feira de Ciências e a Liderança de Turma.

“A gente sente a energia e o olhar do nosso governador Camilo Santana, da nossa vice-governadora Izolda Cela, de quando eles vêm entregar um equipamento como este para a educação. A linda estrutura é feita exatamente pra dar uma melhor condição de estudo aos alunos, proporciona aos professores uma melhor condição de trabalho, especialmente quando se tem aqui um projeto que se constrói uma educação cada vez melhor. Nosso trabalho proporciona conhecimento, e promove aos alunos uma vida mais justa e mais digna, que faz a diferença. Então muito obrigada mais uma vez por todo investimento”, agradeceu a titular da Seduc.

Alunos hoje, cidadãos do futuro

Para a dupla de alunos Kathleen Vieira e Adilson Victor, ter uma escola completa agora, faz toda a diferença. “Temos uma grande oportunidade aqui, de se preparar melhor para continuar estudando, e para a vida”, disse Kathleen, que também é bolsista do programa Busca Ativa, que busca resgatar jovens que se afastaram da frequência escolar.

Já Adison, o impacto do novo prédio foi grande. “Eu que vivenciei o antigo colégio, e tive de mudar minha matrícula para outro colégio, longe do meu bairro, voltei a estudar aqui com uma imensa felicidade. E por vários motivos, eu venho a pé, moro aqui pertinho, e agora temos uma estrutura incrível, com laboratório, biblioteca, tudo que precisamos para nos dedicarmos ainda mais aos estudos.”

Autoridades presentes

Estiveram presentes na inauguração o deputado federal Idilvan Alencar e os vereadores Ana do Aracape, professor Enílson e Danilo Ribeiro.