Vice-Governadoria realiza reunião com integrantes do mandato coletivo Nossa Cara

8 de outubro de 2021 - 14:32 # # # # #

A Vice-Governadoria do Ceará recebeu em sua sede, na manhã desta sexta-feira (8), integrantes do mandato coletivo Nossa Cara, que possui uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza. A reunião tratou sobre alguns projetos atuantes em áreas de vulnerabilidade da Capital, como o Virando o Jogo, ação que faz parte do Programa Superação e conta com apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Formado por três mulheres oriundas da periferia de Fortaleza, Adriana Gerônimo, Louise Anne de Santana e Lila M. Salu, o Nossa Cara possui interesse em algumas pastas com execução da Vice-Governadoria. Na conversa desta manhã foram sugeridos alguns movimentos de parceria e expansão para buscar atender um maior número de pessoas espalhadas pela cidade.

Assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia destacou a importância da troca de ideias entre instituições do governo e representantes da sociedade. “Recebemos o Nossa Cara hoje em uma reunião muito importante. São três mulheres empenhadas em conquistar coisas para a comunidade, que trazem demandas valiosas. Nosso desejo é ampliar essas parcerias voltadas para fortalecer a população mais vulnerável de Fortaleza”, disse.

Adriana Gerônimo ressaltou o papel fundamental de projetos como o Virando o Jogo em certos espaços de Fortaleza. “Fiquei maravilhada. Mesmo estando em uma área central, o meu bairro, o Lagamar, é um local carente de ações. Ficamos deslumbradas com o Virando o Jogo. Tem uma demanda gigantesca para esse tipo de projeto. Além do curso, das aulas práticas, a bolsa oferecida para a manutenção dos jovens é muito importante”, pontuou.

Atuação

Com duas edições, a segunda em andamento, o Virando o Jogo está presente em cinco áreas de Fortaleza e também no município de Sobral. Os locais de atuação do projeto são escolhidos através de critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 19 anos, como índices de quantidade de jovens por área e evasão escolar, entre outros.

Na fase inicial, o jovem matriculado ao Virando o Jogo atravessa os módulos de formação cidadã e ação comunitária. Logo depois, é a vez da qualificação profissional com um reforço em assuntos como esporte e cultura. Em um último momento, acontece o enfoque em áreas voltadas para o empreendedorismo. Todos esses passos são alinhados à reinserção escolar e ao acompanhamento familiar.