Governo do Ceará entrega nova escola de Ensino Médio para beneficiar juventude do Vila Velha, em Fortaleza

16 de setembro de 2021 - 15:19 # # # # # #

“Tenho certeza de que com este novo equipamento de educação, notável em sua bela e moderna arquitetura, a nossa cidade, em especial a juventude de nossa comunidade, avançará em passos largos rumo ao futuro promissor onde nós jovens devemos ser protagonistas”. O depoimento é da estudante Maria Giovana Freire, que cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio Dona Hilza Diogo de Oliveira, localizada no bairro Vila Velha, em Fortaleza. A nova sede da unidade de ensino foi entregue, nesta quinta-feira (16), pelo governador do Ceará, Camilo Santana.

A inauguração contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela; do Prefeito de Fortaleza, José Sarto; do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; da secretária da Educação, Eliana Estrela; além de educadores e outros agentes públicos.

“A coisa mais importante que tem nesta escola é o capital humano, são as pessoas que amam e têm vontade de dar o melhor da educação para vocês, jovens, aqui desta escola. Portanto, a minha palavra aqui hoje é de agradecimento, otimismo e esperança em acreditar que é possível, sim, construir um mundo melhor, onde as pessoas possam ter oportunidades iguais. Este é o nosso compromisso”, declarou o governador Camilo Santana.

Fundada em 1975, a Escola Hilza Diogo de Oliveira recebeu um novo espaço preparado para atender até 540 alunos por turno. O prédio é composto de três pavimentos, com 12 salas de aula climatizadas, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e de Matemática, elevadores para garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo. O investimento total foi de R$ 9,3 milhões, provenientes dos Governos Estadual e Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo a vice-governadora Izolda Cela, o ambiente escolar adequado favorece o processo de aprendizagem e o trabalho dos profissionais, além de fortalecer vínculos entre comunidade e escola no retorno às aulas presenciais. “Aproveitem a boa energia dos professores de vocês, que a gente vê o brilho no olho deles. A gente vê como eles se alegram com o sucesso de vocês. É um momento importante da vida de vocês, da formação, em que vocês estão organizando os projetos de vida e, muito especialmente, sejam solidários uns com os outros”.

“Vocês [estudantes] zelem por isso aqui. Eu lembro que na minha época a escola pública não tinha essa qualidade. E não tem hoje nenhuma escola privada, em Fortaleza ou no Ceará, que tenha a qualidade que não só da engenharia, da beleza e da arquitetura, mas a qualidade do recurso humano, do professor, diretor e secretária vocacionados, que fazem do Ceará exemplo para o Brasil todo “, destacou José Sarto.

Emocionada durante a entrega do equipamento, a primeira diretora da escola, Francisca Muniz, falou sobre a importância da instituição para a comunidade do Vila Velha. “Quando nós chegamos aqui na Hilza Diogo, não tinha nem muro ao redor, mas nós trabalhamos e conseguimos tudo. Nós erguemos tudo. Agora, é uma estrutura nova e adaptada ao novo momento. Tenho muita gratidão a essa escola, porque aqui eu vivi os melhores anos da minha vida profissional”, contou.

“Nós entregamos a essa comunidade escolar, que merece tanto por todo o trabalho, desempenho, conquistas e desafios, um equipamento que realmente precisa ser adequado, que tem inovações, como a entrega de tablets que o governo está realizando, para que essas aulas sejam na conectividade, mas sem esquecer da interação, do espaço de reflexão e desse momento importante que é o olho no olho”, reforçou Eliana Estrela, titular da Seduc.

Na oportunidade, o diretor da Escola Dona Hilza Diogo, Antônio Wellington Costa, agradeceu a todos profissionais que fazem parte dos significativos resultados obtidos pela instituição. “Quando nós pegamos essa escola o Ideb era 1.8, e hoje tá 4.3. Nós temos alunos que escolheram o Hilza”.

Apoio à aprendizagem

Além da oferta do currículo do Ensino Médio, a Escola Hilza Diogo de Oliveira desenvolve diversas atividades voltadas à melhoria da aprendizagem, permanência do aluno na escola e preparação para a vida. Todo o planejamento pedagógico da escola conta com o apoio da Seduc e das 25 ações do Ceará Educa Mais, programa destinado à progressiva melhoria da qualidade da educação cearense.

O Grupo Cooperativo de Apoio à Escola (Gcape), por exemplo, é executado com o apoio de lideranças estudantis. “O Gcape é uma política que veio casar com a filosofia da Hilza Diogo. Hoje, temos uma sala virtual no Google sala de aula e um grupo no Whatsapp. Cerca de 14 anos participam do projeto como coordenadores de células. O Gcape fortalece o vínculo do aluno com a escola, o protagonismo estudantil e o compromisso do aluno com o próprio futuro por meio da educação”, explicou o coordenador da escola, Rubens Porto.

O Gcape apoia e desenvolve diversas ações voltadas para a escola e também abertas para a comunidade do Vila Velha, como: Clube de Leitura; Monitorando a Aprendizagem; Aluno Mediador; Ação Social; Banda de Música e o Esporte Educacional: um treinamento para a vida. Outra iniciativa apoiada é o Karatê Cidadão.