Vice-Governadoria sedia evento da Cruz Vermelha com familiares de pessoas desaparecidas do Ceará

8 de setembro de 2021 - 12:34 # # # # # #

A vice-governadora Izolda Cela participou de roda de conversa organizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), na manhã desta quarta-feira (8), na sede da Vice-Governadoria do Ceará, em Fortaleza. O evento, realizado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Desaparecida, reuniu famílias cearenses com parentes desaparecidos e pôde proporcionar uma troca de experiências entre eles, além de também servir como tira-dúvidas para os presentes. Após o debate, famílias de todo o mundo puderam interagir através da plataforma Zoom.

Participaram da reunião o chefe de Operações da Delegação Regional do CICV, Laurent Reza, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA) do Ministério Público do Ceará, Hugo Porto, a perita legista da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ana Cláudia Sobreira, a defensora pública do Ceará, Gina Moura, a titular do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Patrícia Gonçalves, além da coordenadora do Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SPS, Lívia Xerez.

Izolda Cela relembrou o compromisso da Vice-Governadoria com causas como a luta das famílias em busca de seus entes queridos desaparecidos. “É um evento simbólico.Temos aqui lideranças importantes, que tornaram o sofrimento uma plataforma de luta e contribuição para fazer com que a sociedade possa, num tempo mais breve possível, solucionar essas situações. A Vice-Governadoria tem como compromisso fortalecer essa luta, como também buscar resultados mais eficazes”, pontuou.

Laurent Reza destacou a importância da globalização do evento, algo fundamental visando uma maior troca de momentos entre os participantes. “O evento de hoje é muito importante também por trazer a oportunidade para que várias famílias, do Brasil e do exterior, possam interagir, para que possam conversar, trabalhar juntos, achar respostas e soluções juntos”, disse.

Trabalho com familiares de pessoas desaparecidas

Para o CICV, a realidade dos familiares de quem desaparece é o ponto fundamental para orientar as ações relacionadas ao desaparecimento. São eles que conhecem, na maioria dos casos, os fatos essenciais para a busca, os que sofrem as consequências da ausência e, logo, os que podem falar melhor sobre suas necessidades. Além disso, eles também são agentes importantes de apoio a outras famílias que enfrentam o desaparecimento.

A Cruz Vermelha ajuda pessoas afetadas por conflitos armados e outras situações de violência no mundo inteiro, fazendo todo o possível para proteger a vida e a dignidade delas e para aliviar o seu sofrimento. A organização busca também evitar o sofrimento com a promoção e o fortalecimento do Direito Internacional Humanitário (DIH) e a defesa dos princípios humanitários universais.