Governo do Ceará inicia entrega do Auxílio Cesta Básica para mais de 25 mil famílias

15 de julho de 2021 - 18:01 # # # # # # #

O Governo do Ceará iniciou, nesta quinta-feira (15), a entrega dos cartões do Auxílio Cesta Básica para 25.408 famílias, conforme anúncio feito pelo governador Camilo Santana, em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ao seu lado estava a vice-governadora Izolda Cela e a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Socorro França.

O Auxílio Cesta Básica beneficiará trabalhadores de transportes escolar e alternativo, ambulantes, feirantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativos, bugueiros, guias de turismo e despachantes documentalistas. Todos os beneficiários receberão um cartão-alimentação no valor de R$ 200 pagos em duas parcelas: a primeira parcela de R$ 100 neste mês de julho e a segunda, em agosto.

Segundo o governador, o benefício soma-se a outras ações desenvolvidas para fortalecer a rede estadual de saúde e apoiar os cearenses no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “O Governo do Ceará tem feito um esforço enorme para apoiar os setores e as famílias mais vulneráveis. Nós pagamos conta de água e luz da população mais vulnerável. Mais de 500 mil famílias receberam o Vale Gás nessa pandemia. Ampliamos o Cartão Mais Infância, de 50 mil para 150 mil mãezinhas que recebem todo mês uma transferência de renda pelo Governo do Estado. Criamos o auxílio financeiro para os setores de bares, restaurantes e eventos. Criamos o Ceará Credi, crédito na ordem de R$ 100 milhões para pequenos negócios. Esta semana lançamos o Mais Empregos Ceará, em que vamos pagar metade do salário mínimo para gerar 20 mil novos empregos imediatos na área de serviços e comércio”, comentou.

Izolda Cela afirmou que esse conjunto de ações é fundamental para cuidar das famílias que tiveram a renda afetada pela pandemia. “Para que as pessoas tenham algum conforto, principalmente aquelas pessoas que tiveram o seu meio de vida afetado pela pandemia, porque as atividades em que elas trabalham tiveram que ser contida para evitar aglomeração. Então, o governo faz essa identificação, encontrando meios na gestão, para chegar junto e dar o apoio tão necessário”.

Para a titular da SPS, a entrega do benefício representa, também, o aumento da renda para os municípios cearenses. “A circulação do dinheiro vai acontecer, porque essa foi uma atitude de auxiliar aqueles que tiveram sua renda reduzida, mas, bem como, fazer essa movimentação municipal”, ressaltou Socorro França.

Na oportunidade, o governador realizou a entrega simbólica dos cartões a representantes das categorias contempladas. Representando os mototaxistas de Fortaleza, Cícero Ferrer comentou a importância do benefício. “Sou muito grato por ter a hora de agradecer por esse ato de grande relevância humanitária e social. No momento em que vivenciamos tantas falácias na política, na filosofia, na religião, falas vazias sem atitudes que as justifique, na contramão disso tudo observamos a trajetória de vossa excelência sempre com um posicionamento coerente com a realidade dos acontecimentos, sempre focado em produzir boas mudanças na sociedade, sobretudo nas camadas mais vulneráveis”, agradeceu.

Como receber

Esta semana, a SPS entregou todos os cartões dos três primeiros lotes às prefeituras do interior cearense. Os beneficiários que tiveram seus nomes publicados nas três primeiras listagens já podem procurar as administrações municipais para receber o auxílio. Para receber o cartão, as pessoas devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

Consulte aqui as listas.

Segundo a SPS, os beneficiários dos quarto, quinto e sexto lotes, residentes em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), receberão os cartões nas próximas semanas. Os residentes do interior receberão os cartões em agosto. Para esse público, será entregue o cartão com a primeira parcela de R$ 100 e na vigência do mês será feita uma segunda recarga de mesmo valor.

Mais informações pelo chat no site da SPS.