Izolda Cela participa da abertura de seminário sobre educação nos sertões cearenses

16 de junho de 2021 - 13:49 # # # # #

O III Seminário da Educação, com a temática “Construindo a Educação Contextualizada nos Sertões Cearenses”, teve sua abertura na manhã desta quarta-feira (16). O evento virtual, que contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, reuniu professores, estudantes, gestores municipais e demais entusiastas da educação. O Seminário acontece nos dias 16 e 17 de julho e vai pôr em pauta desafios e conquistas da Educação Contextualizada, metodologia que valoriza o saber, a história e o meio ambiente local. Todas as palestras poderão ser acompanhadas na íntegra através do Youtube.

Realização da Plataforma Marco Zero e possuindo aporte financeiro da União Europeia, o evento conta com o apoio da Vice-Governadoria do Ceará e também de outras instituições da sociedade civil como a We Wolrd Brasil, o Instituto Maria da Penha (IMP), a Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), a Cáritas Diocesana de Crateús, Esplar, a Escola Família Agrária Dom Fragoso e a Pastoral do Menor.

Izolda Cela ressaltou o importante papel do III Seminário da Educação para o fortalecimento do processo educacional no Ceará. “Essa construção pelejada, processual, progressiva, irá expandir e fortalecer cada vez mais essa grande rede de aprendizagens. Não se trata de um método de ensino superficial, mas sim algo vivencial e isso faz toda a diferença”, disse.

A vice-governadora também aproveitou sua fala para destacar a valorização das mulheres no evento. “Algo também relevante que veremos por aqui diz respeito a valorização da mulher e a transformação da situação que ainda nos afeta, relacionada à violência contra a mulher. É um problema que é como se fosse um vírus, que precisamos combater para trazer essa força de paz nos lares, nos ambientes e aqui temos muitas pessoas dedicadas a isso”, completou.

Programação

Com diversas experiências acerca de uma educação mais contextualizada no Ceará, o evento desta quarta e também da próxima quinta-feira (17) também contará com palestras de expoentes da área como o pedagogo José Pacheco, criador da Escola da Ponte em Portugal, e o professor Moacir Gadotti, diretor geral do Instituto Paulo Freire e titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas).

Representando a União Europeia no evento, Stefan Agne lembrou que ações como a Plataforma Marco Zero e o III Seminário da Educação contribuem diretamente para o fortalecimento da sociedade como um todo. “Essas iniciativas se enquadram para receber a cooperação da União Europeia no Brasil. A Plataforma Marco Zero possui contribuição relevante para a melhoria da educação no Ceará. Temos somados esforços no Brasil para reforçar as capacidades no campo da educação nacional”, finalizou.