Mais de 500 famílias ligadas ao Programa Superação são beneficiadas com entrega de Vale Gás Social

16 de abril de 2021 - 13:42 # # # # #

João Pedro Guedes - Repórter Queiroz Netto - Fotos

Um total de 588 famílias ligadas a jovens do Programa Superação foram beneficiadas nesta semana com a entrega dos tíquetes do Vale Gás Social, benefício concedido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) em parceria com a Vice-Governadoria do Ceará. A lista de agraciados engloba moradores de mais de 20 bairros de Fortaleza, áreas de atuação do projeto Virando o Jogo.

A medida, criada em 2020 em parceria com a empresa Nacional Gás, contempla todos os 184 municípios cearenses e ajuda, além dos jovens do Superação, famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará; inseridas no Cadastro Único (CadÚnico) e atendidas pelo Programa Bolsa Família, com renda individual igual ou inferior a R$ 89,34.

Até o final de maio, a ação pretende entregar um total de 255.577 vales, com o primeiro lote de 130.314 tíquetes sendo distribuídos no decorrer de abril e um segundo lote de 125.263 vales entregues no próximo mês. Em comparação com o ano passado, houve um acréscimo de quase 10 mil famílias incluídas no benefício.

Ajuda necessária

O principal objetivo do Vale Gás Social é apoiar os cearenses que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica gerada pela pandemia de Covid-19. Cearenses como a senhora Aldenir Clemente da Silva, 61, que acabou vendo a situação em casa piorar com o avanço da doença. “Receber esse benefício é muito bom. Com a pandemia, fiquei sem dinheiro e acabou que a situação apertou para a minha família. Algumas coisas acabam faltando. O sufoco é grande e o vale é um verdadeiro alívio para a gente”, conta de forma emocionada.

O estudante William Soares, 20, foi mais um a retirar seu benefício nesta sexta-feira (16). Para ele, morador de um dos bairros que formam a área 6 dentro dos locais abraçados pelo Virando o Jogo, ter o gás de cozinha em casa significa que a família terá comida na mesa. “Nessa situação que estamos vivendo (de pandemia), a gente tem sempre que dar um jeito de comprar o necessário para dentro de casa. O gás é algo essencial para prover nossa comida, principalmente em uma moradia com muitas pessoas como a minha. Somos em cinco por lá”, disse.

Virando o Jogo

O Virando o Jogo é uma política pública do Governo do Estado que faz parte do Programa Superação e conta com a execução da Vice-Governadoria em parceria com a SPS. O Projeto é direcionado para jovens que não estudam e não trabalham. A ação visa possibilitar uma oferta de atividades de cunho sócio educativo, de qualificação profissional, na perspectiva de fomentar o retorno desse público ao ambiente escolar, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários.

Atualmente, o Virando o Jogo engloba mais de 20 bairros de Fortaleza. Os locais são escolhidos através de critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 19 anos, como índices de quantidade de jovens por área e evasão escolar, entre outros.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o Projeto Virando o Jogo conseguiu expandir suas áreas de atendimento em 2020, além de alcançar o salto de 636 para 915 jovens atendidos. A previsão para 2021 é aumentar ainda mais o alcance, com o início da terceira e quarta edições no segundo semestre deste ano, e chegar até 2.200 matriculados.