Governo do Ceará reconhece trabalho dos profissionais da segurança ao promover milhares de policiais e bombeiros militares

3 de fevereiro de 2021 - 14:10 # #

O Governo do Ceará atingiu nesta quarta-feira (03) a marca de 21.866 promoções de policiais militares e bombeiros, realizadas desde o ano de 2015. Todas as ascensões foram baseadas na lei elaborada pelo governador Camilo Santana, que participou da solenidade que promoveu mais 3.075 militares estaduais, transmitida nas redes sociais. “Foram quase 22 mil profissionais promovidos ao longo desses anos. Na minha primeira eleição, em 2014, eu percorri o Ceará e a maior reclamação dos policiais era que entravam na corporação, muitos saíam e, praticamente, não eram reconhecidos com as suas promoções”, lembrou o governador. “Me comprometi que se fosse eleito governador, um dos meus primeiros atos seria mudar isso e reconhecer o trabalho desses profissionais da segurança pública do Ceará. Quantos profissionais já foram promovidos mais de uma vez, fruto desse compromisso que honramos?”.

Ao assinar o ato de promoção dos militares, Camilo Santana ressaltou que também serão realizadas solenidades regionais de promoção, ainda que oficialmente os mais de 3 mil militares estejam sendo promovidos hoje, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado. “Mesmo que sejam realizadas de forma virtual, faço questão de que cada um tenha o seu momento de promoção, de reconhecimento e de valorização. Eu faço sempre questão de participar e reconhecer o trabalho de vocês”. As outras solenidades virtuais acontecerão na Região Metropolitana, em Juazeiro, Sobral, Crateús, Russas e Quixadá. A cerimônia foi realizada no Palácio da Abolição e replicada em 14 outros locais, como quartéis e batalhões militares, de forma online.

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril de 2015, a lei que permite as promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais e sancionada no dia 25 de maio do mesmo ano, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

Além do reconhecimento ao mérito de cada um dos promovidos, a promoção, de acordo com a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, representa também o aumento de responsabilidade. “Na medida em que se sobe mais um degrau, aumenta a responsabilidade de cumprir os nobres objetivos perante a instituição e com a sociedade cearense, para que possamos garantir o cumprimento da lei e de defesa da democracia, para o bem de todos”, disse a vice-governadora, destacando que uma das causas defendidas pelo Estado é a valorização das pessoas.

Apenas em 2015, o total de promovidos foi de 8.891 militares, se transformando na maior da história das duas corporações, com 10 cerimônias realizadas em nove cidades: Fortaleza, Sobral, Crateús, Canindé, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Iguatu, Russas e Quixadá. Apenas 29 militares seriam beneficiados naquele ano caso a nova lei não tivesse sido proposta.

Sandro Caron, secretário estadual de Segurança Pública, avaliou que as promoções são um merecido reconhecimento ao trabalho dos homens e mulheres que fazem a segurança pública do Estado do Ceará. “Sempre mencionamos os significativos investimentos feitos pelo Governo do Estado em equipamentos e materiais de tecnologia de ponta. Mas é muito importante, também, todo esse trabalho que vem sendo feito, de reconhecimento aos homens e mulheres da segurança pública. Porque sabemos que não há nada mais importante para o sucesso de uma instituição de segurança pública, do que ter profissionais bem selecionados, capacitados e valorizados, segundo o seu merecimento”, disse o secretário, completando que este é um dia de festa e de comemoração.

O coronel Ronaldo Roque, comandante geral do Corpo de Bombeiros, ressaltou que este é um dia de júbilo para o sistema de segurança do Ceará. “É um momento em que a gente percebe que o homem é fundamental nas instituições. A partir do momento que trabalho com a valorização, eu trabalho com a melhoria na qualidade do serviço”, avaliou o comandante. “A promoção para nós significa esse momento único e singular de emoção, mas acima de tudo o momento em que a gente percebe o valor que possui cada um nas tropas. A gente percebe no olhar de cada um a emoção e vontade de contribuir”, apontou o coronel Ronaldo Roque.

Coronel Márcio Oliveira, comandante geral da Polícia Militar do Ceará, falou que o momento tão esperado chegou nesta manhã para muitos dos profissionais. “Um novo degrau é alcançado. A ascensão profissional que é almejada pelos militares estaduais efetiva-se hoje com as merecidas promoções”. A promoção para o militar, de acordo com o secretário, além da ascensão na carreira, representa o reconhecimento da meritocracia. “É a certificação da qualificação e o aperfeiçoamento do profissional de segurança pública. Representa o reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao povo do nosso Estado. Que a excelência seja o nosso farol e que as promoções efetivadas hoje, sirvam de incentivo para que continuemos trabalhando em prol da segurança pública do nosso Estado”, exclamou o comandante Márcio Oliveira.

Reconhecimento

O recém promovido segundo-tenente César, comemorou a ascensão na carreira. A felicidade, de acordo com o policial militar, se estende a toda a família, que sempre acreditou na chegada deste momento. “Somos só felicidade por esse reconhecimento que parte do Governo do Estado ao nosso trabalho”.

Ricardo Souto, agora subtenente do Corpo de Bombeiros, após mais de 25 anos na corporação também não escondia a alegria e emoção. “É um sentimento de satisfação em contribuir com a sociedade, exercendo papel heroico, porque a gente dá a própria vida pelas outras vidas”, falou. “Sabemos que temos sempre a recompensa de Deus por dar o melhor e, nos emociona também receber o devido reconhecimento pelo Estado”.